Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

207 mortos e 450 feridos em explosões no Sri Lanka

Três igrejas e quatro hotéis foram atacados à bomba neste domingo de Páscoa.

207 mortos e 450 feridos em explosões no Sri Lanka
EPA

A policia confirma pelo menos 207 mortos e 450 mortos nos ataques no Sri Lanka, este domingo. 

O ministro da defesa do Sri Lanka tinha dado conta de 160 mortos nos oito ataques à bomba, este domingo, em vários locais do país. Entre os mortos há 30 estrangeiros, incluíndo um português. O governante confirma ainda que 7 pessoas já foram detidas por suspeita de ligação aos ataques. O governo do Sri Lanka disse já que foram ataques suicidas.

Ao todo foram oito os ataques à bomba no Sri Lanka. Os primeiros em três hoteis de luxo e uma igreja na capital, Colombo, pelas 08h45 (03h15 em Portugal). À mesma hora aconteciam ataques idênticos noutras duas igrejas católicas, noutras zonas do país. Mais tarde houve outros dois ataques nos subúrbios da capital.

O governo decretou entretanto o recolher obrigatório que começará às 18h00 (13h30, em Lisboa) e terminará às 6h da manhã de segunda-feira (1h30 em Lisboa). O Governo decidiu também suspender o acesso às redes sociais e bloquear aplicações de troca de mensagens.

A AFP avança que os serviços de inteligência do Sri Lanka forma alertados no início do mês para um potencial ataque. O responsável máximo pela polícia do país, Pujuth Jayasundra, enviou um alerta às restantes autoridades informando que havia bombistas suicidas a planear atacar “igrejas proeminentes”.

Nas redes sociais multiplicam-se as imagens da devastação provocada pelas explosões de hoje. Geeta Mohan, jornalista da estação de televisão India Today partilhou esta imagem

 

O ministro da economia do Sri Lanka visitou uma das igrejas atacas e descreveu o horror que testemunhou, com "pedaços de corpos espalhados pelo chão".

 

 

O líder do Parlamento do Sri Lanka já condenou os ataques que classifica de cobardes e diz que atentam contra "toda a nação, unida pela amizade e fraternidade".

 

 

O primeiro ministro do Sri Lanka já convocou uma reunião de emergência do conselho de segurança. A agência Reuters adianta que há pelo menos 9 estrangeiros entre as vitimas.