Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Arquivo.pt: Pesquisar páginas online do passado pode render 10 mil euros

Projeto gratuito que preserva milhões de páginas da web tem em curso o processo de candidaturas até 3 de maio.

Arquivo.pt: Pesquisar páginas online do passado pode render 10 mil euros

Gostava de ver um site que nunca mais viu e que já não está disponível? É bem provável que esteja no Arquivo.pt, que preserva milhões de páginas recolhidas da web desde 1996. As páginas são disponibilizadas de forma gratuita. Como forma de fomentar trabalhos realizados com base na informação histórica que está guardada nesta plataforma, até 3 de maio estão a decorrer as candidaturas para a 2ª edição do Prémio Arquivo.pt.

No ano passado concorreram 27 projetos e o vencedor foi o “Conta-me histórias” que cria narrativas “sobre qualquer assunto” com base na pesquisa que faz no Arquivo.pt.

Este ano, a organização espera “ter ainda mais projetos a concurso”. O prémio é de 10 mil euros e há pressupostos essenciais: os trabalhos têm que estar já feitos (não pode ser um processo de intenções e não se trata de financiamento), o Arquivo.pt tem que ser a principal fonte de informação e tem que ser demonstrada claramente a sua utilidade.

O gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes explica os pormenores do prémio:

 

 

O gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, explica, de forma pormenorizada, a utilidade do projeto que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996: