Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Lisboa já tem um "passeio da fama" para homenagear nomes do Teatro

Calçada da Praça da Alegria homenageia 35 personalidades ligadas ao Teatro em Portugal. O objetivo é alargar este tributo ao longo dos próximos anos.

Lisboa já tem um "passeio da fama" para homenagear nomes do Teatro
Joana Baptista

A Praça da Alegria, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, é agora lugar de passagem obrigatória para todos os fãs de Teatro. A calçada que percorre todo o Jardim Alfredo Keil, bem no centro de uma das praças mais emblemáticas da capital portuguesa, foi transformada num autêntico memorial e já tem gravados os nomes de diversas personalidades ligadas ao universo teatral português.

Em poucos minutos, depois de algumas dezenas de passos, todos os que passarem pela Praça da Alegria conseguirão percorrer (parte) da história dos palcos portugueses através de nomes bem conhecidos do público.

Vasco Santana, António Silva, Beatriz Costa ou Ruy de Carvalho são apenas algumas das 35 figuras homenageadas, mas o objetivo é alargar esta lista ao longo dos próximos anos.

"O que queremos é começar uma tradição de homenagem, sempre no dia Mundial do Teatro (27 de março). Daqui a um ano queremos repetir a cerimónia e inaugurar novos nomes", explica Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

O "sonho" é ainda maior: "gostaríamos que todas as ruas da freguesia, exceto a Avenida da Liberdade, tivessem nomes de atores, até porque alguns deles nasceram na freguesia", diz Vasco Morgado.

"Um pequeno obrigado" ao Teatro

O projeto começou a ser idealizado no passado mês de janeiro e, em menos de três meses, vê a luz do dia, no Dia Mundial do Teatro.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António diz que "não é uma coincidência" e que esta homenagem é um "pequeno obrigado" a todos aqueles que dedicam a vida aos palcos. "E não são só atores e atrizes. Cenógrafos, produtores e contrarregras, todos irão ter o seu lugar nos nossos passeios", acrescenta.

"É uma homenagem do coração por parte da freguesia lisboeta com mais teatros por metro quadrado", explica Vasco Morgado.

A cerimónia de inauguração está marcada para esta quarta-feira, às 17h30, e conta com a presença de artistas como Carlos Cunha, Carla Chambel, Carlos Paulo, Diogo Infante, Fernando Mendes, José Raposo, Maria Rueff, Marina Mota ou Vera Mónica.