Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Borba: Drenagem da água das pedreiras começa esta manhã

O balanço aponta para dois mortos confirmados e três desaparecidos.

Borba: Drenagem da água das pedreiras começa esta manhã
LUSA

A Proteção Civil planeou para esta quarta-feira de manhã o início das operações de drenagem da água das pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras em Borba, distrito de Évora.

"É nosso objetivo às primeiras horas do dia de amanhã [quarta-feira] iniciarmos as operações de drenagem, utilizando as bombas e toda a capacidade instalada", afirmou José Ribeiro, Comandane Distrital de Operações de Socorro de Évora, esta noite num encontro com jornalistas, no quartel dos bombeiros de Borba.

Desta forma, acrescentou o responsável, "com a drenagem dos dois planos de água das pedreiras", a Proteção Civil acredita que terá "condições para operar e, essencialmente, fazer o reconhecimento com maior qualidade de todo o espaço".

“Esta montagem do sistema de drenagem revelou-se uma operação muito morosa e demorada”, tendo havido necessidade de utilizar "as gruas disponíveis para colocar, quer as bombas, quer os geradores, no fundo da pedreira", assinalou.

As operações vão ser suspensas cerca das 22h00 de terça-feira e retomadas entre as 07h30 e as 08h00 desta quarta-feira, adiantou à agência Lusa o comandante operacional.

O balanço aponta para dois mortos confirmados e três desaparecidos, que as autoridades suspeitam terem sido vítimas do deslizamento de terras para as pedreiras.

Segundo José Ribeiro, o corpo retirado na terça-feira à tarde, perto das 14h50, da pedreira atingida pelo deslizamento de terra e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba e Vila Viçosa, foi o "do operador da máquina" que trabalhava na empresa de extração de mármore.

José Ribeiro adiantou que, ao longo do dia, "a evolução da operação" confirmou "as dificuldades" previstas, ou seja, "um perímetro muito instável", "com elevado perigo de deslizamento de massas", com a situação a ser "agravada" pela "precipitação que ocorreu durante a tarde".

No local mantêm-se cerca de 50 operacionais, apoiados por 30 viaturas, acrescentou o comandante distrital de operações de socorro de Évora.