A lotação esgotada da sala da Lx Factory mostra o poder intemporal e magnético dos Bauhaus, no qual o espectáculo de Peter Murphy estava baseado - legitimado pela presença do antigo baixista da banda David J. O espaço fumarento de ar fechado lembrava os velhos tempos. As t-shirts e os casacos do público (veterano) podiam ser diferentes mas não a cor predominante: preto, pois claro.
O trio de temas de entrada no concerto nesta noite é exactamente o mesmo da digressão de regresso dos Bauhaus em 1998: Double Dare, In the Flat Field e God in The Alcove. Peter Murphy estava de casaco de couro, barba rala e careca assumida. No meio daquela vibração colectiva no antigo armazém industrial de Alcântara, só David J se mantinha fleumático atrás dos seus enigmáticos óculos escuros, no meio daquele furacão de urbanidade.
Dive é a primeira da noite das que só está ao alcance dos fãs da primeira linha, num puro pós-punk de dois minutos seguido por Spy in the Cab, onde Peter Murphy faz uma coisa que tanto gosta, num frente-a-frente com o foco de luz. Em Small Talk Stinks, o seu brinquedo passou a ser o megafone, antes de St Vitus Dance, onde continua a alta tensão elétrica enquanto Peter Murphy se agarra à armação do palco.
Em Nerves, a bateria parecia um bombardeiro ao ataque. Dá-se depois o desaparecimento de Peter Murphy e uma quebra só para mudar de guarda-roupa, antes de Burning from the Inside. Ouve-se depois Silent Hedges, semi-balada acústica, que começa intimista até se agigantar na penumbra elétrica típica dos Bauhaus
Quando, mesmo sem candelabros, passa a marcha fúnebre de aventureirismo de Bela Lugosi's Death, isto já não é só o Lx Factory, isto é o Motel Lx Factory. O lenço ao pescoço de Peter Murphy é manejado como se fosse uma capa de vampiro. E no seu rosto pálido de olhar terrífico vêem-se mais sombras que brancuras.
No arrebatamento de She's in Parties, Peter Murphy toca uma melódica, a guitarra começa a fazer uns riffs de reggae, enquanto um ganês é chamado ao batuque. Já em Kick in the Eye, a melódica de Murphy é um corpo estranho que não consegue entrar no tema, ao contrário dos coros em uníssono do público no final da canção.
A poucas centenas de metros do seu túmulo, lembramo-nos de Camões e da sua poesia lírica quando se ouve Passion of Lovers: "Amor é fogo que arde sem se ver"... mas que se ouve - sobretudo no refrão. Dark Entries é só irónico na parte de Entries, ao servir de final.
No primeiro encore, Peter Murphy mostra o seu jeito para versões, ao cantar Severance dos Dead Can Dance com a sua boa projeção de voz, enquanto olha lá para o alto, como se estivesse a falar com uma força poderosa. O segundo encore, além de imprevisto, é dedicado ao glam, quando Telegram Sam dos T-Rex e Ziggy Stardust de David Bowie coroam o final de noite de glória, na voz de Peter Murphy.
26 abril 2024
26 abril 2024
25 abril 2024
24 abril 2024
23 abril 2024
23 abril 2024
23 abril 2024
23 abril 2024