Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Escolas sem dinheiro do Ministério para pagar livros

Escolas queixam-se da falta de transferência das verbas necessárias para pagar às livrarias os manuais gratuitos para alunos do 1º ao 6º ano.

Escolas sem dinheiro do Ministério para pagar livros
DR

Algumas livrarias ainda não receberam qualquer verba por disponibilizarem os livros do 1º ao 6 º ano de escolaridade e que são totalmente gratuitos para os alunos. 

As livrarias comprometem-se a entregar os livros, recebendo como contrapartida o dinheiro das escolas e que permite assism fazer face às depesas com encomendas e pagamentos a editoras. 

Adianta o Jornal de Notícias que os proprietários das livrarias afetadas pela falta de verbas foram obrigados a realizar empréstimos para não declararem falência. 

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, diz que o Ministério da Educação deixou de transferir dinheiro para os estabelecimentos escolares. 

 

 

As livrarias "pressionam" as escolas para receber os valores em falta. 

Filinto Lima avisa que o problema pode tornar-se maior com a chegada dos livros gratuitos a toda a escolaridade obrigatória. 

 

 

Com esta realidade, alguns locais podem "colocar em causa" a entrega de manuais escolares face aos atrasos registados este ano.

 

 

 

No próximo ano letivo, os livros serão gratuitos do 1º ao 12º ano.