Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Sinead O' Connor não quer estar mais com brancos

Cantora considera as pessoas da sua raça como "nojentas", pouco tempo depois da sua conversão ao islão.

Sinead O' Connor não quer estar mais com brancos

Sinead O' Connor está a ser contestada tanto por islâmicos, como por não-islâmicos, depois de ter manifestado publicamente a sua repulsa pelas pessoas da sua raça. A cantora irlandesa, de etnia caucasiana, tweetou em nome da sua nova identidade islâmica de Shuhada’ Davitt a seguinte mensagem: "aquilo que vou dizer é tão racista que nunca imaginei que a minha alma pudesse vir a senti-lo. Mas claramente não quero estar mais com gente branca outra vez. Eles são nojentos". 

 

A mensagem odiosa e racista da artista recém-convertida ao islão desagradou os próprios muçulmanos que lhe chamaram a atenção para alguns ensinamentos do livro sagrado do Corão na sua própria conta do Twitter. "O Islão não te autoriza a seres racista. E logicamente também não te autoriza a fazeres generalizações", escreve-se num dos comentários. Há islâmicos que preferem mesmo citações diretas de sermões do profeta Maomé: "um árabe não tem superioridade sobre um não-árabe, nem um não-árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; também um branco não tem superioridade sobre um preto, nem um preto tem qualquer superioridade sobre um branco, exceto por piedade e por boa ação". 

Os não-muçulmanos também chamaram a atenção para o radicalismo da sua mensagem. "Uma pessoa recentemente religiosa a manifestar ódio, racismo e fanatismo? Caramba, isto não costuma acontecer tão rapidamente, costuma demorar mais tempo". Alguns comentadores recorrem à ironia, outros aconselham a cantora a preferir o tratamento psiquiátrico em vez da dedicação a uma religião.

A cantora irlandesa tem publicado várias imagens suas com o véu islâmico, o chamado hijab, e já tweetou a sua interpretação do azan, o cântico de chamada para a oração.

 

Sinead O' Connor sempre foi controversa. Mas nos últimos anos, com o predomínio das redes sociais, a cantora foi publicando alguns vídeos alarmantes, como um em que em lágrimas alerta para os seus sentimentos suicidas.