Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Álvaro Covões crente na reposição integral do IVA nos espetáculos

Empresário louva a maior abertura da Ministra da Cultura com quem a APEFE já se encontrou.

Álvaro Covões crente na reposição integral do IVA nos espetáculos
JOSE FERNANDES

O encontro da APEFE (Associação Portuguesa de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos) com a atual ministra da Cultura, Graça Fonseca, deixa otimista o empresário Álvaro Covões (da promotora de concertos Everything Is New e membro ativo da APEFE) para que a reposição do IVA sobre os espetáculos nos 6% seja integral, sem pôr de lado os eventos culturais que ocorram em espaços ao ar livre ou improvisados, como o caso dos grandes festivais de música ou dos concertos de estádio.

Em declarações à nossa rádio, Covões acredita que a proposta de reposição do IVA seja alterada na fase de especialidade, a contento dos empresários da APEFE, louvando Graça Fonseca e deixando alguns recados ao antigo ministro da Cultura, Castro Mendes. Segundo o empresário que organiza o NOS Alive, a ministra da Cultura teve "a cortesia de nos receber, coisa que nunca aconteceu com o anterior ministro da Cultura. Em menos de oito dias, recebeu-nos. Parece que desta vez temos um ministro da Cultura à séria. Isto agora é uma questão dos grupos parlamentares. Todas as pessoas com quem tenho falado, direta ou indiretamente acabam por entender que [a reposição parcial do IVA] se trata quase de um erro técnico. Por alguma razão, nenhum país do mundo discrimina a cultura pelo local onde os espetáculos se realizam. Isto é uma invenção nunca vista".

 

Os empresários da APEFE, Álvaro Covões incluído, já se encontraram com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda e do CDS-PP, e planeiam encontrar-se na próxima semana com deputados do PS, PSD e CDU. Na terça-feira, o orçamento para a Cultura, onde se inclui a mudança do IVA sobre os espetáculos, vai ser discutida na especialidade no Parlamento.