Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Dez canções sobre a escola

Hoje é o primeiro dia da escola! Mas o rufia rock & roll preferiu celebrar o último.

Dez canções sobre a escola

Hoje começa o ano letivo. Passamos em revista dez das grandes canções sobre a escola, por parte de músicos que a, julgar pela repulsa à autoridade do professor com que mostram, devem ter sido os alunos das carteiras de trás que de vez em quando iam para a rua. Mas há quem também tenha sido professor.

 

Pink Floyd - Another Brick in the Wall
É o grande grito de rebelião dos alunos contra a repressão dos professores. Um coro de alunos de uma escola londrina a cantar "we don't need no education/we don't need no thought control" cumpriu o sonho magicado por Roger Waters que tem dado ao tema de 1979 um simbolismo político, sobretudo para celebrar o derrube do Muro de Berlim num grande espetáculo televisionado internacionalmente em direto, em 1990.

 

Madness - Baggy Trousers
Ao contrário do regime totalitário da escola britânica cantada em 'Another Brick in the Wall', a escola recordada pelos Madness é mais displicente, frequentada por miúdos traquinas sempre à bulha e por professores com muita vontade de repousar no pub e com muito pouca para ouvir a campainha da escola. Os Despe & Siga, de Luís Varatojo, fizeram uma versão 'Bué de Baldas' nos anos 90.

 

Pearl Jam - Jeremy
Em 1991, quando esta canção foi escrita, ainda não se falava da palavra bullying, mas essa é uma das torturas sofridas pelo Jeremy imaginado e cantado por Eddie Vedder, o adolecente que falou do quadro da sala de aula de uma forma brutal, matando-se. A música é inspirada na notícia do suicídio de um aluno norte-americano, Jeremy Wade Delle, em frente à sua turma.

 

Toquinho & Vinicius de Moraes - Aquarela
Se o Jeremy adolescente dos Pearl Jam desenhava piscinas ensaguentadas de mortos, o desenho a lápis de cor de Vinicius de Moraes em Aquarela mergulha num imaginário mais puro da Infantil, onde em "cinco ou seis retas", é "fácil fazer um castelo" e com "um simples compasso, num círculo" se faz “o mundo”.

 

Police - Don't Stand So Close to Me
Os seus anos de professor de liceu inspiraram Sting a escrever esta canção tensa sobre a paixão entre o jovem professor e uma aluna com metade da sua idade. A música de 1980 cita o livro "Lolita" de Vladimir Nabokov.

 

Van Halen - Hot for Teacher
Como nenhum dos Van Halen foi professor, colocaram-se antes no papel de alunos embasbacados com a professora atraente. Foram bem menos nabokovianos e mais prosaicos que os Police, num vídeo paródia à imagem do hardrock dos anos 80, com a típica mulher sensual e de biquini – que neste caso, era a professora.


 
Alice Cooper - School's Out
A campainha que toca decreta o final da última aula do ano. "No more pencils/No more books/No more teacher's dirty looks" ["não há mais lapis/não há mais livros/não há mais olhares nojentos de professores"], celebra Alice Cooper, na viagem ao seu passado de aluno rufia a caminho das férias grandes. Mas o hard-rocker - então sob o efeito do glam - imagina mesmo uma escola a ir pelos ares.

 

Ramones - Rock N' Roll High School
Aqui, o toque da campainha é para o intervalo. Com a professora fora, os Ramones, com os seus casacos de couro, tomam conta da sala de aula para ensinarem o que verdadeiramente importa, incluindo miúdas. No vídeo, a experiência cientifica de Dee Dee Ramone é que corre mal... Escola pelos ares, tal como em 'School's Out' de Alice Cooper?


 
The Jackson 5 - ABC
A criança Michael Jackson ajuda a dar uma aula de pré-primária - ABC, 123, dó ré mi - com muita dança. Os Jackson 5 estavam a invadir a televisão norte-americana em 1970, com a ajuda desta canção.

 

Luís Severo - Escola
O ainda jovem Luís Severo ensaia um balanço de uma vida inteira em que a escola é a melhor parte da vida, onde aprendeu "a estar sempre alerta e a não confiar em ninguém". É um dos temas mais reconhecíveis do seu álbum homónimo do ano passado.