Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Conheça a Rede Social da China

Sesame Credit é uma rede de crédito social assente na avaliação do indivíduo.

Conheça a Rede Social da China

A série de televisão Black Mirror representa, no mundo cinematográfico, o "terror" da evolução da tecnologia, num futuro que parece distante. Um dos episódios está assente numa rede social capaz de controlar o sistema social e económico, onde, o status social é definido por uma pontuação atribuida a cada elemento presente na rede.

Contudo,  o que parece acontecer num futuro distante, já existe.

Lançado em 2015 pela empresa Alibaba em conjunto com a Tecent, o Sesame Credit é um sistema de crédito social e a nova rede social da China. 

O Sesame Credit está assente na avaliação do individuo segundo vários aspectos como: atividades bancárias, idade, trabalho, saúde, nível educacional, comportamento e estilo de vida da pessoa.

Para ajudar ao aumento da pontuação, o cidadão deve partilhar notícias favoráveis ao governo, comprar produtos nacionais e construir uma rede de amigos com pontuações altas de forma a evitar que a pontuação desça.

Todos os individuos que se destaquem pela grande pontuação na rede social estão sujeitos a viagens internacionais, a vagas nas melhores escolas, a empréstimos, a casas individuais, a carros, aos melhores empregos, etc.

Desde 2010 que a China tenta implememtar um sistema de categorização da sua sociedade. Atualmente, algumas pessoas foram já penalizadas pelo Sesame Credit, ficando proibidas de viajar dentro do pais.

O Sesame Credit ajuda o governo a aceder aos dados de mais de 400 milhões de chineses, controlando grande parte da população chinesa.

Em 2020, está previsto que o sistema esteja implementado no país, incluindo todos os habitantes da China na rede.