Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

'Ecce Homo' das Astúrias

Lembra-se da polémica de 2012? Voltou a acontecer, mas, desta vez, foi numa cidade das Astúrias.

'Ecce Homo' das Astúrias

Será a arte apenas para os entendidos? A restauração de três esculturas românicas do século XV, nas Astúrias, provocou uma viagem no tempo para o episódio Ecce Homo.

A artista vivia numa cidade vizinha e com a autorização do pároco responsável pela igreja de Rañadoiro, emTineo, decidiu fazer o restauro das imagens.

A primeira figura é da Virgem  com o Menino e Santa Ana, a segunda diz respeito a S. Pedro e a terceira a Virgem com o Menino Jesus. A jovem indignada com a má apreciação dos especialistas afirma: "Eu não sou profissional, mas as imagens estavam horríveis e eu queria pintá-los para os melhorar". 

De facto, os especialistas designaram o restauro como um "desastre absoluto".

Segundo um especialista esta foi a segunda vez que as imagens foram restauradas. A primeira vez também obteve um mau resultado, no entanto, o especialista conseguiu remover a camada de tinta para resolver a situação. Desta vez, o mesmo especialista não sabe se consegue recuperar a aparência original das esculturas.

São várias as esculturas que têm padecido por restaurações mal pensadas. Caso do restauro da imagem de madeira de S.Jorge, pertencente à  igreja da cidade espanhola de Estella:

 

E também o famoso caso de "Ecce Homo"....