Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Encontrados os sapatos utilizados por July Garland "Feiticeiro de OZ"

Desaparecidos há 13 anos, os sapatos foram recuperados pelo FBI, depois de terem sido roubados no museu da atriz em 2005.

Encontrados os sapatos utilizados por July Garland "Feiticeiro de OZ"

Desaparecidos de um museu em Minnesota, nos Estados Unidos, em 2005, os sapatos de " O Feiticeiro de OZ" foram encontrados 13 anos depois.

Os sapatos usados pela atriz Judy Garland, que interpretou o papel de Dorothy no filme,  desapareceram de um museu dedicado à atriz, no mês de agosto de 2005. Após o furto, uma empresa propôs uma oferta que rondava os 860 mil euros,  a quem os encontrasse. Oferta que expirou dez anos após o desaparecimento.

Segundo o FBI, um contacto feito por um cidadão anónimo a essa empresa, alegando que poderia ajudar a encontrar os sapatos, alertou as autoridades. 

Um ano após a investigação, os sapatos foram encontrados neste verão, em julho, durante uma operação secreta na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos da América.  

De acordo com as autoridades norte-americanas, ainda ninguém foi detido ou está acusado, mas existem "múltiplos suspeitos".

A existência de um outro par que se encontra no Museu de História Americana do Smithsonian, em Washington, facilitou o reconhecimento dos sapatos como os verdadeiros.

No total, são quatro os pares utilizados pela atriz no filme de 1939, caracterizados pelas 2 300 lantejoulas que os decoram.  A restauração de um par custou mais de 300 mil dólares (cerca de 260 mil euros).

O valor dos sapatos pode ser agora quase o triplo do valor oferecido em 2005, segundo os especialistas, ou seja, perto de três milhões de euros.