Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Vizinhos fronteiriços aguardam por um grande jogo entre Portugal e Espanha

Fomos até às aldeias junto à fronteira, para os lados do Planalto Mirandês, saber se a vizinhança é boa ou se vão ficar de costas voltadas na sexta-feira.

Vizinhos fronteiriços aguardam por um grande jogo entre Portugal e Espanha
Francisco Pinto

Portugueses e Espanhóis que vivem junto à fronteira,  para os lados do Planalto Mirandês, mostram-se expectantes face ao jogo de futebol que vai colocar frente a frente as seleções dos dois países ibéricos, embora os espanhóis acreditem num bom resultado.

Na Praça Maior de Fermoselle, uma pequena vila da província espanhola de Zamora, o dia corre calmo e aproveita-se o tempo livre para um jogo de cartas ou dois dedos de conversa. Contudo, o tema futebol, parece um pouco afastado da ?rotina?, mas quando aparece um português, o nome de Cristiano Ronaldo é logo uma presença.

A saída de Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal no Mundial não é motivo de preocupação para os espanhóis que ouvimos.

Atravessado o rio Douro e já do lado português, os habitantes de Bemposta, uma aldeia do concelho de Mogadouro que fica a pouco mais de 10 quilómetros de Fermoselle, apostam na seleção portuguesa.

 


Seja como for, o tema "futebol" na zona raiana, e quando se cruzam no mesmo caminho as duas seleções da Península Ibérica, ?já não tem o mesmo impacto devido à crise que se fez sentir nos dois países nos últimos anos", como diz José Pires uma camionista português que atravessou grande parte de Espanha.

A estreia da formação de Portugal no Mundial de 2018 está marcada para sexta-feira, em Sochi, frente à Espanha, num embate do Grupo B marcado para as 21h00 locais (19h00 em Lisboa).

Reportagem de Francisco Pinto