Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Jorge Teixeira vence o Global Teacher Prize Portugal

Professor de Chaves fundou, há 12 anos, o Centro de Ensino Experimental das Ciências.

Jorge Teixeira vence o Global Teacher Prize Portugal
facebook.com/Global-Teacher-Prize-Portugal-1167304456738711/

Jorge Teixeira, um professor de Chaves, é o vencedor do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue projetos educativos inovadores.

Este prémio, no valor de 30 mil euros, dá a Jorge Teixeira a possibilidade de expandir o projeto que levou à sua distinção, o Clube do Ensino Experimental da Ciências, que fundou há 12 anos.

Segundo o professor, este é um projeto que pretende que os alunos discutam as suas ideias, aplicando técnicas do ensino formal e não-formal, para que apresentem produtos finais à comunidade.

 

 

No final da cerimónia de atribuição do prémio, no Pavilhão do Conhecimento, Jorge Teixeira, que é professor de Física e Química, revelou que o valor do prémio será aplicado neste projeto de ensino experimental que tem vindo a desenvolver e que possivelmente será alargado a outras escolas. Para já, tem o apoio de uma universidade, que vai ajudar a levar o projeto a zonas mais desfavorecidas.

Ao receber o prémio, o professor defendeu que todas as aulas devem começar com humor e afirmou que concorreu por si e por todos os professores do interior, pelas dificuldades que enfrentam. Para Jorge Teixeira, o importante é ser um "professor inspirador", pelo que o prémio "em si, não é importante".

 

 

Durante o discurso de vitória, Jorge Teixeira relembrou que os professores trabalham nas "22 horas letivas" e em "muitas outras", referindo outras questões que afetam a vida dos habitantes do interior: os incêndios, a seca, a escassez de meios e transportes. "Antes de vir para aqui já dei as aulas de segunda, de terça, de quarta, de quinta? Estou esgotado", rematou.

Professor desde 1994, e agora vencedor do Global Teacher Prize Portugal, Jorge Teixeira eslareceu o que é, afinal, um bom professor. "Um bom divulgador, um motivador, tem que trazer os pais para a escola e a comunidade", explica.

 

 

Jorge Teixeira está agora apurado para a fase mundial do Global Teacher Prize, cujo prémio é de um milhão de euros. 

Durante a cerimónia, foi confirmada nova edição do Global Teacher Prize Portugal, cujas inscrições arrancam em setembro deste ano.