Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu fundador da Toys 'R' Us

Charles Lazarus tinha 94 anos. Faleceu dias depois de a cadeia de venda de brinquedos anunciar o encerramento nos Estados Unidos.

Morreu fundador da Toys 'R' Us

O fundador da Toys 'R' Us, Charles Lazarus, faleceu quinta-feira, aos 94 anos, uma semana depois da cadeia de venda de brinquedos anunciar o encerramento da atividade nomeadamente nos Estados Unidos.

"Tem havido muitos momentos tristes para a Toys 'R' Us nas últimas semanas e nenhum é mais doloroso que as notícias de hoje (quinta-feira) sobre o falecimento do nosso querido fundador, Charles Lazarus", informou a empresa nas redes sociais.

Nascido em Washington em 1923, Lazarus abriu em abril de 1948 a sua primeira loja de móveis para bebé, que alargou depois a oferta a brinquedos e produtos para crianças.

Em 1957 a loja irá converte-se na Toys 'R' Us, nome com o qual entrou em Bolsa em 1978.

Em março de 2005, o consórcio formado pelas firmas Kohlberg Kravis Roberts, Bain Capital e Vornado Realty Trust chegou a um acordo para retirar a Toys 'R' Us do mercado e comprá-la por 6.600 milhões de dólares. 

Em 2013, abandonou os planos para regressar ao mercado.

Desde então, manteve um alto endividamento, o que limitou a sua capacidade de investir em planos de crescimento, incluindo o desenvolvimento do seu canal 'online'.

Há três dias a Toys 'R' Us Iberia Real Estate, sociedade da Toys 'R' Us Iberia detentora de parte dos imóveis do grupo em Espanha e Portugal, solicitou uma assembleia de credores no tribunal de Comércio de Madrid.

As restantes sociedades do Grupo Toys 'R' Us Iberia mantêm a atividade com normalidade e iniciaram os processos necessários para procurar potenciais compradores do negócio na Península Ibérica, explica a empresa. 

A solicitação de uma assembleia de credores desta empresa, que possui 26 imóveis, tem como objetivo, segundo o grupo, proteger os ativos imobiliários da cadeia de brinquedos. 

Num comunicado enviado posteriormente, a multinacional adianta que o pedido de declaração de insolvência dos credores "é o resultado da sua posição como garantia do financiamento emprestado ao grupo" por "diferentes fundos internacionais".

Em Portugal, a cadeia de brinquedos tem 11 lojas, tendo iniciado operação em 1993.

Em 14 de março último, o grupo anunciou que vai encerrar todas as lojas no Reino Unido, deixando mais de três mil pessoas no desemprego. No dia seguinte, divulgou que vai proceder à liquidação do negócio nos Estados Unidos.

Coincidindo com aquele anúncio, a Toys 'R' Us Iberia explicou que estudaria a viabilidade em Espanha e a possibilidade de vender o seu negócio no mercado espanhol, onde possui 53 lojas e 1.600 empregados. 

Em setembro, a cadeia de brinquedos tinha cerca de 1.700 lojas em todo o mundo e, em 2016, gerou uma receita de 11.500 milhões (cerca de 9.590 milhões de euros).