Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Tempo Extra": nova plataforma com voluntários qualificados

A "Tempo Extra" é apresentada hoje no Palácio da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Tempo Extra": nova plataforma com voluntários qualificados

Várias entidades, como o Jardim Zoológico, o Planetário, a Cruz Vermelha, o Banco Alimentar, a AMI ou a Re-Food juntaram-se para a criação da plataforma online "Tempo Extra".

Esta plataforma, que é hoje lançada em Lisboa, permite que a experiência e o tempo de alguns voluntários qualificados sejam utilizados em prol dos outros.

O "Tempo Extra" é promovido pela Entrajuda em conjunto com a Bolsa do Voluntariado, o maior site português de voluntariado que conta com mais de 43 mil voluntários registados.

A presidente da Entrajuda, Isabel Jonet, explica que esta nova plataforma pretende tirar partido das qualificações dos trabalhadores em fim de carreira.

 

 

A plataforma vai juntar organizações sem fins lucrativos de diferentes áreas. Desde a área social ao ambiente, da cultura à proteção dos animais, a "Tempo Extra" vai permitir que se alie os recursos humanos às necessidades das organizações.

Através da plataforma, as empresas oferecem aos seus colaboradores, em fase de transição de vida profissional por passagem à reforma ou por acordo de rescisão do contrato de trabalho, uma experiência voluntária nas organizações, que, por sua vez, recebem apoio qualificado.

 

 

Em articulação com a Bolsa do Voluntariado, é ainda feita a ponte entre as empresas que querem realizar ações de voluntariado-empresa, envolvendo os seus colaboradores e comunidades locais e as instituições que necessitam de apoio em atividades ou tarefas específicas ou pontuais.

Isabel Jonet explica ainda que tanto as empresas como as organizações precisam, para poder participar neste projeto, de uma pré-inscrição online.

 

 

As entidades fundadoras da plataforma são a Acreditar, a Ajuda de Mãe, a Assistência Médica Internacional, a associação Novo Futuro, o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa e do Porto, a Comunidade Vida e Paz, a Entrajuda, a Fenacerci, o Serviço Jesuíta ao Refugiados, a Mundo a Sorrir, a Operação Nariz Vermelho e a Re-food.

São ainda fundadores desta ferramenta online o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico, a SOS Animal, o Museu de Marinha, a Biblioteca e Arquivo Histórico Central de Marinha, o Planetário Calouste Gulbenkian, a Fragata D. Fernando e Glória e vários museus.

A "Tempo Extra" é apresentada depois das 11h00 no Palácio da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.