Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Pussy Riot contra a reeleição de Putin

"A corrupção institucional é enorme. Erosão total das instituições democráticas. Grandes desigualdades económicas", apontam elas.

Pussy Riot contra a reeleição de Putin

O grupo punk Pussy Riot está contra a reeleição de Vladimir Putin para presidente da Rússia. Como forma de protesto, o grupo lançaou o single 'Elections'. A notícia está no Guardian.

"Vamos lutar, lutar durante seis anos, não vamos obedecer durante este mandato", ouve-se no novo tema.

Além do novo single, a banda dirigiu duras palavras ao líder russo e aos seus anos de governação com uma declaração no YouTube. "O que 18 anos de Putin no poder nos trouxeram? Prisões, envenenamentos, torturas, assassinatos de ativistas políticos. A corrupção institucional é enorme. Erosão total das instituições democráticas. Grandes desigualdades económicas. Degradação das condições nas prisões. Censura em todo o lado - nos media, na educação, na Internet, na mente das pessoas. Auto censura provocada pelo medo", pode ler-se na declaração que acompanha o lançamento do videoclipe da nova música da banda feminina.

As Pussy Riot acusam, ainda, o que aconteceu no domingo de não terem sido eleições justas. "Não se deixem enganar", referem. "Falsificações, eliminação de opositores políticos. O controlo dos média por parte do Kremlin não dá oportunidade a ninguém com exceção de Putin", acusam.

O videoclipe do novo tema contém pinturas de Oleg Navalny, "um prisioneiro político, que foi condenado a três anos e meio de cadeia, porque é irmão de Alexey Navalny, firme opositor político", refere o grupo.

Dois elementos do grupo, Maria Alyokhina e Nadeezhda Tolokonnikova, chegaram a cumprir 21 meses de prisão depois de uma iniciativa contra o presidente russo.