Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Descoberto fungo que mata "lagarta do pinheiro"

Os especialistas dizem que o trabalho, em que participaram três investigadores do ISA, abre portas a novas formas de combate à lagarta do pinheiro.

Descoberto fungo que mata "lagarta do pinheiro"

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) anunciou hoje a descoberta de um fungo capaz de matar os ovos e larvas da lagarta do pinheiro. O estudo contou com a participação do Centro de Estudos Florestais e foi publicado na revista Biocontrol Science and Technology.

O fungo, com o nome "metarhizium brunneum" é, segundo revela o CEF, capaz de provocar ?uma mortalidade significativa de ovos e largas jovens de duas espécies de processionário do pinheiro?.

A investigação foi feita através da análise da "suscetibilidade dos ovos e das larvas jovens" face a dois tipos do fungo. Os testes determinaram que a mortalidade variava entre os 96% e 99%. 

O estudo verificou também que as larvas são "altamente suscetíveis" a duas estirpes, ou descendentes, daquele fungo, com uma taxa de mortalidade que variou entre 94% e 100%.

A processionária, vulgarmente conhecida como a ?lagarta do pinheiro?, é um inseto que ataca pinheiros e cedros, provocando danos nas árvores e que ameaça a saúde pública quando ocorre perto de locais habitados ou frequentados por pessoas e animais domésticos.