Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Agricultores afectados pelos incêndios de Pedrogão protestam hoje

O protesto acontece hoje em Coimbra e agricultores pedem mais apoio do Governo.

Agricultores afectados pelos incêndios de Pedrogão protestam hoje

Agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 protestam hoje, em Coimbra, para reclamarem mais apoios do Governo após os avultados prejuízos. 

O protesto, convocado pela Comissão Inter-Concelhos dos Agricultores e Produtores Florestais Lesados pelos Incêndios, está marcado para as 10:30, junto à delegação da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Centro, em Coimbra, informou a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), em nota enviada à agência Lusa.

Durante a concentração, está prevista uma "ação de sensibilização da opinião pública" e a organização do protesto também a presença do Ministro da Agricultura para lhe ser entregue "um caderno de reclamações".

Há "milhares de produtores agrícolas que não conseguiram fazer as suas candidaturas" por terem sofrido queimaduras, terem estado ausentes do país ou longe das suas terras, refere a ADACO.

Os agricultores defendem a "imediata reabertura das candidaturas simplificadas até ao final de junho", a divulgação de "informação concreta aos agricultores da razão dos cortes" nos apoios dados, a "reabertura das candidaturas em inglês" para facilitar o acesso à informação pela comunidade estrangeira e a abertura de candidaturas a concelhos afetados noutros incêndios de 2017, como é o caso de Mação e Coimbra.

Os agricultores alertam ainda que o Governo "não garante qualquer ajuda para o corte da floresta e para a sua limpeza por parte dos produtores florestais".