Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Mensagem dentro de garrafa com 132 anos é a mais velha do mundo

Objeto foi atirado ao mar por um navio alemão em 1886.

Mensagem dentro de garrafa com 132 anos é a mais velha do mundo

Uma garrafa de gin com um ar bastante antigo e parcialmente enterrada na areia. Foi assim que se descobriu a mais antiga mensagem dentro de uma garrafa, com 132 anos. Foi atirada ao mar por um navio alemão e fazia parte de uma experiência científica para perceber como funcionavam as correntes marítimas.

Tonya IIlman foi quem encontrou a garrafa enquanto passeava numa praia australiana. A mulher contou a um jornal local que viu algo brilhante a sair da areia e "peguei nela porque achei que ficaria bem na minha estante", disse IIlman ao North Coast Times.

Mais tarde, apercebeu-se de que a garrafa continha um papel escrito em alemão. O seu marido, Kim, investigou na internet o assunto e percebeu que a mensagem fazia parte de uma antiga experiência alemã. Na parte de trás do papel estava o pedido, para que quem encontrasse a garrafa a devolvesse ao Observatório Naval Alemão em Hamburgo, ou um consulado alemão mais próximo.

Tonya e Kim levaram o documento ao Museu da Austrália Ocidental, que confirmou as investigações feitas pelo casal. A garrafa tinha sido lançada ao mar pelo navio alemão Paula, a 12 de junho de 1886, numa viagem entre Cardiff, País de Gales, e a Indonésia.

Após todas as autenticações estarem realizadas, chegou-se à conclusão que a garrafa tinha 132 anos, batendo o recorde atual e passando a ser a mensagem dentro de uma garrafa mais antiga já descoberta. O recorde anterior era de 108 anos e foi também uma garrafa atirada ao mar numa experiência científica idêntica. 

Embora a descoberta tenha sido feita a 21 de janeiro, apenas hoje o museu australiano anunciou a descoberta.