Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

São conhecidos todos os finalistas do Festival da Canção

A canção de Diogo Piçarra obteve pontuação máxima do júri e do público.

São conhecidos todos os finalistas do Festival da Canção

O grupo de canções que vai defrontar-se na final do Festival da Canção, a 4 de março, em Guimarães, ficou ontem completo com a escolha de mais sete finalistas, de um total de 14. A notícia é da Agência Lusa.

Diogo Piçarra, com 'Canção do Fim', que pode ouvir mais abaixo, venceu as votações do público e do júri. Ao vencedor do Ídolos de 2012 juntaram-se Cláudia Pascoal, Maria Inês Paris, Minnie & Rhayra, Lili, David Pessoa e Peter Serrado. 

Na segunda semi-final competiram  os temas compostos por Aline Frazão (interpretado por Susana Travassos), Armando Teixeira (Lili), Bruno Cardoso 'Xinobi' (Sequin), Capicua (Tamin), Daniela Onís (interpretado pela própria), Diogo Piçarra (interpretado pelo próprio), Francisco Rebelo (David Pessoa), Isaura (Cláudia Pascoal), João Afonso (Rita Ruivo), Miguel Ângelo (Dora Fidalgo), Paulo Flores (Minnie & Rhayra), Peter Serrado (interpretado pelo próprio) e Tito Paris (Maria Inês Paris).

O processo de escolha do sucessor de Salvador Sobral, que venceu no ano passado o concurso com 'Amar Pelos dois', começou há uma semana, quando decorreu a primeira semifinal. Além das músicas a concurso, tal como na primeira semifinal, João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo fizeram uma homenagem ao cancioneiro de Carlos Paião.

A votação final foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público. O júri do Festival da Canção voltou este ano a ser presidido por Júlio Isidro. A acompanhar o apresentador estiveram os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.

Este ano concorrem ao festival 26 temas. A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original, inédita, no concurso. A estes 22 juntaram-se três autores que responderam a concursos e um escolhido por Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar, em maio, no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.