Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Nobel da Educação" chega a Portugal

O Global Teacher Prize Portugal foi apresentado esta terça-feira de manhã. Procura professores que desenvolvam métodos inovadores em contexto escolar.

"Nobel da Educação" chega a Portugal

O prémio que é considerado o “Nobel da Educação” chegou a Portugal. 

O Global Teacher Prize (GTA) foi apresentado esta terça-feira de manhã o Liceu Passos Manuel, em Lisboa.

Procura professores que desenvolvam métodos inovadores em contexto escolar.

Afonso Reis, o representante da iniciativa em Portugal, diz que a ideia é premiar e divulgar iniciativas inspiradoras.

 

 

As candidaturas podem ser apresentadas até 18 de março. O anúncio dos finalistas será a 19 de abril e o vencedor será divulgado a 3 de maio.

Os projectos apresentados devem ter em conta aspetos que vão para lá da sala de aula.

 

 

Estar atento às qualidades dos alunos  é um dos aspectos importantes para ser um bom professor, defende o presidente honorário do Júri, Laborinho Lúcio.

 

 

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Galp. O administrador, Carlos Gomes da Silva, diz que este apoio é um contributo para a valorização dos professores.

 

 

Podem candidatar-se ao prémio professores portugueses, desde o ensino da primeira infância até ao secundário, público e privado, passando pela educação especial.

 O vencedor do Global Teacher Prize Portugal recebe um prémio de 30 mil euros, e fica automaticamente habilitado ao prémio mundial de um milhão de dólares.

Em 2016, o vencedor do GTP foi o professor palestiniano Hanan Al Hroub e, em 2017, foi atribuído à professora inuit Maggie MacDonnell, de Salluit, Quebec, Canadá.