Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu Zé Pedro

O fundador dos Xutos e Pontapés morreu esta quinta-feira, aos 61 anos.

Morreu Zé Pedro

Morreu Zé Pedro, fundador dos Xutos e Pontapés, aos 61 anos.

Informação confirmada por fonte oficial.

Numa breve nota, a agência Inha & Maria Luís, que representa os Xutos e Pontapés, diz: "O nosso Zé Pedro deixou-nos hoje. Partiu em Paz."

O guitarrista estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pela banda. A situação agravou-se desde há uma semana para cá.

As cerimónias fúnebres vão ocorrer amanhã, sábado, à tarde, mas ainda não são conhecidos mais pormenores.

Zé Pedro não é só o fundador dos Xutos & Pontapés. Ele é o grande ícone do rock nacional. Foi muito mais do que o guitarrista-ritmo dos Xutos. O músico alfacinha era a alma da maior banda rock portuguesa.

Oriundo do bairro lisboeta dos Olivais, quis formar os Xutos & Pontapés depois de ver um concerto dos Clash. A banda começou no punk no álbum de estreia "78-82" e cresceu no rock, em discos aclamados como "Circo de Feras" (de 1987) ou "88", sempre com o carisma de Zé Pedro a ladear o vocalista Tim. Sémen, Homem do Leme, Contentores, Para Ti Maria, todos estes hinos ao vivo dos Xutos tinham a militância de Zé Pedro.

Sempre atento aos novos talentos do rock e dinamizador de clubes como o Johnny Guitar, Zé Pedro ajudava as novas bandas e divulgava-as, como um irmão mais velho, sem quaisquer paternalismos.

À glória ao vivo em pavilhões lotados e em recintos ao ar livre repletos de gente anos a fio, o guitarrista respondia com humildade, misturando-se com os seus fãs, como um autêntico rocker, jamais como uma estrela pop.

O guitarrista tinha 61 anos.
Obrigado, Zé Pedro!

Já esta tarde, depois de se confirmar o desaparecimento de Zé Pedro, na página do facebook do guitarrista foi colocada esta mensagem.

 

 

Em baixo, Zé Pedro despede-se do público, no concerto mais recente dos Xutos & Pontapés, no Coliseu dos Recreios, no dia 4 de novembro. Os fãs ovacionam-no, gritando "salta, Zé Pedro".