Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Diabetes gestacional coloca saúde da mulher em risco

Dia Mundial da Diabetes é dedicado aos problemas da mulher com a doença.

Diabetes gestacional coloca saúde da mulher em risco

Assinala-se hoje, terça-feira, o Dia Mundial da Diabetes, é dedicado às mulheres e ao seu direito em terem um futuro saudável. Apesar desta doença atingir mais homens do que mulheres, em Portugal, o Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Estevão Pape, fala numa doença em que a mulher é mais discriminada. 

 

Com este dia a ser dedicado à mulher e à sua relação com a diabetes é também discutido o tema da diabates gestacional, com o médico Estevão Pape a adiantar que 15% das grávidas, em Portugal, desenvolvem este problema. O Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Inerna refere como principal causa "o aumento de peso". 

 

A diabetes gestacional não fica reduzida ao período da gravidez, e pode ter consequências futuras, afetando "a mãe e o filho". 

 

Em Portugal o número concreto de diabéticos pode ainda ser uma incógnita, já que podem existir entre "meio milhão" a "um milhão" de pessoas diabéticas mas que não o sabem. 

 

O Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Estevão Pape pede uma "mudança de hábitos", e logo a começar na "comida e exercício". 

 

O Dia Mundial da Diabetes é dedicado às mulheres que com esta doença são discriminadas, sobretudo, em países menos desenvolvidos.