Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

PSP recolhe corpo de vítima de Legionella durante o velório

Situação indignou os familiares da vítima. Ministério Público mandou recolher corpos das duas vítimas para autópsia.

PSP recolhe corpo de vítima de Legionella durante o velório

O corpo de uma das vítimas mortais do surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, foi recolhido pela PSP quando estava a decorrer o velório em Campo de Ourique, por ordem do DIAP.

Fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa confirmou à Lusa que a recolha do corpo foi efetuada quando já estava a decorrer o velório, na Igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique.

"Confirmo essa situação. O DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa ordenou a recolha do corpo para autopsia no Instituto de Medicina Legal", afirmou. Segundo a mesma fonte, a situação "foi desconfortável", mas teve que ser cumprida.

O Ministério Público ordenou as autópsias das duas vítimas por serem "essenciais para a investigação".

"O Ministério Público decidiu ordenar as autópsias, diligências que considera essenciais para a investigação em curso", refere a Procuradoria-Geral da República, em comunicado. 

O Ministério Público ordenou igualmente a autópsia ao corpo da outra vítima mortal, o que originou que a data das cerimónias fúnebres tivesse de ser alterada, disse à Lusa fonte da família.  

As autoridades de saúde indicaram que o surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, entrou numa fase descendente, havendo indícios de que as medidas corretivas já estão a surtir efeito.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, estimou que o surto, que já provocou duas vítimas mortais, esteja a entrar numa fase com menos casos por dia, adiantando que hoje apenas foi confirmado um novo caso e que outro está em investigação.

Até ao momento, há 35 pessoas infetadas, cinco deles internadas em unidades de cuidados intensivos.