Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Viagem pela Europa para ver um jogo por país

Projeto deste cidadão inglês passa por ver um jogo em cada país, ao longo da época desportiva.

Viagem pela Europa para ver um jogo por país

Uma autêntica maratona! São dez meses de viagens pela Europa, para ver um jogo da cada liga europeia de futebol, no total de 55 jogos.

É este o desafio de Matt Walker, cidadão inglês de 40 anos, funcionário do Ministério da Justiça, que decidiu conciliar o gosto pelo futebol com o das viagens. Vai daí, fez contas à vida, olhou para o mapa da Europa e começou a fazer cálculos.

Marcou com alfinetes cada um dos clubes que disputam a primeira divisão nas 54 ligas nacionais em toda a Europa e inclui ainda um 55° país, o Liechtenstein. 

A aventura europeia começou em junho, com uma passagem pela Geórgia, para ver o jogo entre Dila Gori e Lokomotiv Tbilisi. Seguiram-se Islândia (assistiu ao Breidablik - Valur), Ilhas Faroe (jogo entre Skála e HB), Noruega (jogo entre Brann e Stabaek), Suécia (jogo entre Hacken e Hammarby), Finlândia (jogo entre Mariehamn e Ilves) e Estónia (jogo entre Tallinn e Tartu). O mapa da viagem pode ser acompanhado aqui.

Em entrevista ao Guardian, Walker explicou que "o itinerário é determinado pela logística, mas o plano geral evita as capitais e vai a lugares menores". Explicou ainda que "os bilhetes têm de ser baratos e não há espaço para exagerar nos gastos com alimentação ou hospedagem".

Matt Walker criou um site, onde publica regularmente textos sobre as etapas da viagem e vai publicando fotografias das cidades que visita. O mesmo acontece com o Instagram, Twitter e até um blog.

No final, em Maio, pretende editar o material e transformá-lo em livro.