Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

The Gift: "o Brian Eno ensinava-nos coisas num quadro"

Entrevista a Sónia Tavares a propósito do novo álbum "Altar", que sai hoje.

The Gift: "o Brian Eno ensinava-nos coisas num quadro"

Sai hoje o novo álbum dos Gift, “Altar”, gravado com dois gigantes do estúdio: Brian Eno na produção e Flood nas misturas (dupla que já trabalhou junta em vários álbuns dos U2, além de centenas de outros trabalhos separadamente que não cabem neste parágrafo).

A banda de Alcobaça constitui um triunvirato criativo para aquele que é o seu sexto álbum, tal como enquadra Sónia Tavares em declarações à nossa rádio. "Neste Altar, quem assume a composição destas canções sou eu, o Nuno [Gonçalves] e o Brian. Compartimos este disco pelos três, visto que nós os três fizemos praticamente tudo".

Sónia Tavares admite que "se fosse há 10, 15 anos, não ia correr da mesma maneira, porque acho que não tínhamos cabeça suficiente para poder estar com um produtor de tamanha importância. Felizmente, temos [hoje] alguma maturidade e sabemos como as coisas funcionam. Foi na altura certa".

A vocalista dos Gift recorda-nos alguns métodos curiosos, a nível de ambientação do estúdio, com vários candeeiros espalhados cirurgicamente pelo espaço de gravação, e não só: "Tínhamos um quadro branco onde ele [Brian Eno], tipo professor, nos ensinava coisas".

Já há muitos anos letrista, a cantora reconhece algum progresso neste campo, graças a algumas dicas de Eno: "Consegui aprender uma maneira muito mais eficaz e romântica de pôr as coisas no papel".

Desde 2004, do álbum dos U2 "How to Dismantle an Atomic Bomb", que Flood e Brian Eno não colaboravam um com o outro. Os Gift juntaram-nos mais de dez anos depois. "Percebemos que era o reencontro dos dois titãs, porque eles há muito tempo que não trabalhavam [juntos]".

Os Gift estiveram recentemente no festival de renome South by Southwest, em Austin, durante a mini-digressão pelos Estados Unidos. "Foi importante lá passar. É um festival onde passa muita da indústria e nós fizemos bons contactos. Foi uma maneira de espalharmos o nome The Gift, que é basicamente o que nós pretendemos sempre que vamos lá fora".

As próximas datas ao vivo do quarteto de Alcobaça são estas:

13 e 14 de Abril - Cine-Teatro de Alcobaça
19 de Abril - Centro Cultural de Belém, Lisboa
21 de Abril - Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
21 de Abril - Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
25 de Abril - Teatro Aveirense, Aveiro
26 de Abril - Teatro de Vila Real
1 de Maio - Casa da Música, Porto
3 de Maio - Convento São Francisco, Coimbra
5 de Maio - Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
6 de Maio - Theatro Circo, Braga
25 de Maio - Bush Hall, Londres
30 de Maio - Kesselhaus & Maschinenhaus (Kulturbrauerei), Berlim