"Fantas" arranca hoje com filmes de 35 países

O Festival Internacional de Cinema do Porto vai estar no Rivoli até ao dia 5 de Março.

20 de fevereiro de 2017 às 16:07"Fantas" arranca hoje com filmes de 35 países

O Fantasporto chega à 37ª edição com uma selecção de filmes que espelham a actualidade e as várias tendências do cinema. Entre os 132 filmes, de 35 países, que vão ser apresentados até ao dia 5 de Março, nas duas salas do Rivoli, há estreias, retrospectivas e filmes de culto.

A directora do “Fantas”, Beatriz Pacheco Pereira, explica à Rádio Comercial que o festival está aberto a todos os géneros cinematográficos, sem esquecer a sua essência, o cinema fantástico.
 

 

A partir desta segunda-feira há filmes para ver no Rivoli mas a competição começa sexta feira, dia 24, com o filme  sul-coreano “The Age of Shadows”, de Jee-woon Kim, realizador já premiado no Fantasporto.

 

O cinema português está representado na competição por três filmes em antestreia mundial: “A Floresta das Almas Perdidas”, “Comboio de Sal e Açúcar” e “A Ilha dos Cães”, o último trabalho em cinema do actor Nicolau Breyner.

 

 

Este ano, o Fantasporto abre pela primeira vez a porta à televisão, com uma parceria com a TV Globo que vai levar à Invicta, não só as actrizes Mariana Ximenes e Marina Ruy Barbosa, como a premiada argumentista Glória Perez, que apresenta a série “Dupla Identidade”. O objectivo desta parceria é abrir as portas da Europa à produção brasileira.

O Prémio Carreira do Fantasporto distingue, nesta 37ªedição, o cineasta holandês Ate de Jong, que esteve no festival em 2016. Vai ser exibido o novo filme do realizador “Love is Thicker Than Water”, e o filme que é já considerado de culto, “Drop Dead Fred”, de 1991.

 

 

A directora do Festival Beatriz Pacheco Pereira sublinha que é um filme com carreira própria.

 

Este ano o “Fantas” tem também uma programa a pensar nos mais novos. A secção ‘Mini Me’ apresenta produções da Coreia, Filipinas, Estados Unidos e Rússia para um público infantil e pré adolescente.
Como é habitual o Fantasporto escolhe também a melhor escola de cinema, numa colaboração de nove universidades e instituições vocacionadas para o estudo do cinema.
 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top