NO AR:

Tiago Ferreira é campeão do mundo

O ciclista português sagrou-se este domingo campeão mundial de Maratonas BTT.

Paulo Alexandre Santos
O ciclista português Tiago Ferreira sagrou-se, este domingo, campeão mundial de Maratonas BTT na Mountain Bike Maratona (XCM) 2016, em Laissac (França). O viseense concluiu os 90 quilómetros em 4h01'57", menos 19 segundos do que segundo classificado, o austríaco Alban Lakata.

No início do mês, o ciclista, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tinha conquistado também a medalha de prata no Campeonato da Europa realizado na Letónia. «Sentia-me muito bem e estava super motivado pelo segundo lugar no Europeu. De início, sabia que era preciso impor um ritmo alto. Consegui partir o grupo de atletas, até que ficámos cinco na frente. Sofri muito em alguns momentos, mas sabia que tinha de resistir. Acabei por cair, mas levantei-me de imediato e dei tudo até à meta», explica o atleta ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
 
Tiago Ferreira assegura assim o segundo título mundial no ciclismo para Portugal, depois da vitória de Rui Costa no Mundial de Estrada em 2013. 

A prova feminina, foi ganha pela suíça Jolanda Nef, actual campeã europeia de MTB XCO.