Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

A Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 210 mil chamadas

Nos 3 anos de existência a linha recebeu 14 mil chamadas de profissionais de saúde.

A Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 210 mil chamadas
SNS 24

Nos ultimos 3 anos, mais de 210 mil pessoas receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24. O balanço é feito pelo Ministério da Saúde, que adianta que nestes 3 anos mais de 14 mil chamadas foram feitas por profissionais de saúde.

O atendimento é sempre feito por psicólogos e, de acordo com a tutela, "tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos difíceis".

Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários. Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3.400 chamadas. 

Na sua maior parte, as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Em comunicado, o Ministério da Saúde adianta que nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

A linha de Aconselhamento Psicológico que foi lançada em plena pandemia, assinala este sábado, o 3º aniversário.