Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Força conjunta portuguesa parte esta tarde para a Turquia

A equipa, de 53 elementos, vai apoiar as operações de busca e salvamento.

Força conjunta portuguesa parte esta tarde para a Turquia

A força operacional de 53 profissionais coordenados pela Proteção Civil parte de Lisboa parte esta quarta-feira para a Turquia para apoiar as operações de busca e salvamento após o sismo que já provocou mais de 7.000 mortos.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Força Operacional Conjunta, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas parte após as 14h30 de quarta-feira do Terminal Militar de Figo Maduro, anexo ao Aeroporto de Lisboa.

Esta força é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica e a ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria já ultrapassou os 7 mil e 800.

Segundo uma estimativa avançada pela Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas afetadas pelos sismos pode chegar aos 23 milhões.