Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Governo tenta retirar da Turquia seis jovens portugueses

A Embaixada de Portugal em Ancara tem estado em contacto com o grupo, que está acompanhado de duas professoras.

Governo tenta retirar da Turquia seis jovens portugueses
EPA


A Embaixada de Portugal em Ancara está a procurar uma via segura para a saída da Turquia de um grupo de seis jovens portugueses que se encontravam em Erasmus +, acompanhados de duas professoras.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclarece que a Embaixada tem estado em contacto com o grupo, "confirmando que estão em segurança e procurando agora uma via segura para a sua saída do país".

Na mesma nota, o MNE assegura que está a acompanhar de perto a situação de todos os portugueses na sequência do forte sismo que atingiu, com forte impacto, a Turquia e a Síria.

A Embaixada tem "identificados os portugueses que estão na região e encontra-se a estabelecer paradeiros, realizando todas as diligências possíveis, num contexto em que as comunicações e a energia elétrica em algumas zonas ainda estão inoperacionais".

Entretanto, foi criado um grupo no WhatsApp "para contactos em caso de emergência" e há um número disponibilizado pela Embaixada em Ancara (+90 532 605 13 57).

Em caso de dificuldades, os cidadãos portugueses poderão ainda sinalizar o seu caso através do endereço de email gec@mne.pt ou pelos telefones + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472.

O MNE desaconselha as viagens não essenciais na e para a Turquia e reforça o apelo "a que os cidadãos portugueses, que se encontrem no país, possam seguir as recomendações das autoridades locais, designadamente da proteção civil e entrem em contacto com a embaixada de Portugal em Ancara através dos contactos acima referidos".