Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Há 30 anos Michael Jackson mudou o entretenimento no Super Bowl para sempre

O espetáculo do rei da pop no intervalo da final da liga de futebol americano aconteceu a 31 de janeiro de 1993.

Há 30 anos Michael Jackson mudou o entretenimento no Super Bowl para sempre
Michael Jackson no Super Bowl em Pasadena, Califórnia, 1993 Rusty Kennedy, Associated Press

Até 1993 a aposta no espetáculo do intervalo do Super Bowl - a grande final da liga de futebol americano - era mais comedida. Nada de exorbitâncias. Em 1992,  Gloria Estefan cantou e a dupla de patinadores Brian Boitano & Dorothy Hamill foram convocados para entreter a multidão que assistia ao jogo entre os Washington Redskins e os Buffalo Bills. O espetáculo foi temático. A intenção foi celebrar os Jogos Olímpicos de Inverno que em 1992  tiveram lugar na cidade francesa de Albertville. A intenção foi boa mas não convenceu o suficiente para ser um brilharete em matéria de audiências televisivas. A estação CBS (que transmitiu o Super Bowl nesse ano) foi esmagada pela FOX que ao mesmo tempo transmitia a série "In Living Color". 

Para aumentar o volume da popularidade da transmissão do evento foi necessário tomar medidas drásticas, como convidar um artista de topo. E se for o Michael Jackson?, terão perguntado os estrategas da programação do evento cuja transmissão foi assegurada pela estação NBC que ficou com os direitos dessa edição. A ideia vingou e deu frutos sumarentos em matéria de retorno.   

Em 1993, o rei da pop subiu ao palco do Super Bowl no estádio Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia, e transformou o conceito de entretenimento do halftime da grande final da competição para sempre. A transmissão do jogo da NFL de 93 foi uma das transmissões mais vistas na história da televisão norte-americana. 

 

 


Depois do espetáculo histórico de Michael Jackson e do resultado pomposo das audiências televisivas, o palco do intervalo mais famoso do mundo passou a ser um tapete feito à medida para estrelas. Teddy Pendergrass, Tony Bennett, Diana Ross, Boyz II Men, Smokey Robinson, The Temptations, Queen Latifah, Stevie Wonder, Phil Collins, Christina Aguilera, Enrique Iglesias, Toni Braxton, , Aerosmith, 'N Sync, Britney Spears, Mary J. Blige, Nelly, Shania Twain, No Doubt, Sting, Janet Jackson, P. Diddy, Kid Rock, Justin Timberlake, Paul McCartney, The Rolling Stones, Prince, Tom Petty & the Heartbreakers,  Bruce Springsteen e a E Street Band, The Who, The Black Eyed Peas, Usher, Slash, Madonna, Beyoncé, Destiny's Child, Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers,  Katy Perry, Lenny Kravitz, Missy Eliott, Coldplay, Maroon 5, Travis Scott, Big Boi, Lady Gaga, Shakira, Jennifer Lopez, Bad Bunny, J Balvin  ou The Weeknd foram alguns dos artistas que animaram o Super Bowl. 

Em 2023, a final da liga de futebol americano decorre no State Farm Stadium, em Glendale, no estado do Arizona. Está marcada para o dia 12 de fevereiro. Rihanna foi a escolhida para animar o famoso intervalo da competição, sendo também o espetáculo que assinala o aguardado regresso da artista aos palcos depois de nos últimos anos ter dedicado mais tempo aos negócios e, em 2022, à maternidade.