Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Circulação reposta na Linha do Norte em Gaia com limitação de velocidade

Um novo abatimento de via condicionou esta manhã a circulação ferroviária entre o apeadeiro de Francelos e a estação de Vila Nova de Gaia.

Circulação reposta na Linha do Norte em Gaia com limitação de velocidade

A circulação ferroviária na Linha do Norte na zona de Francelos, em Vila Nova de Gaia, foi hoje reposta nos dois sentidos após um novo abatimento na via, mas com limitação de velocidade, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Hoje, um novo abatimento de via na Linha do Norte em Francelos, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, condicionou a circulação ferroviária entre o apeadeiro de Francelos e a estação de Vila Nova de Gaia, depois de na semana passada já ter sucedido um episódio semelhante.

Segundo adiantou fonte oficial da IP à Lusa, a circulação foi reposta nos dois sentidos entre o apeadeiro de Francelos e a estação da Granja, em Vila Nova de Gaia, pelas 13h25.

A mesma fonte adiantou que no local, por precaução, a circulação se faz com uma limitação de velocidade 10 quilómetros por hora (km/h), concretamente entre os quilómetros 326 e 326,1 da Linha do Norte.

A IP tinha informado hoje, pelas 12h29, que "após ter sido detetado um abatimento na via, na linha III de Francelos-Norte ao km 326,050, foi suspensa a circulação na via A [ascendente]", no sentido Aveiro-Porto.

O abatimento de hoje, ao quilómetro 326 da Linha do Norte, ocorreu perto do da semana passada, que se verificou ao 325, numa zona que está em obras, e causou condicionamentos entre quinta e sexta-feira.

A Lusa noticiou hoje que o abatimento em Francelos, Vila Nova de Gaia, na semana passada, num troço em obras da Infraestruturas de Portugal, causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP.

A Lusa também questionou a Infraestruturas de Portugal (IP) acerca dos motivos para o abatimento da via em Francelos na semana passada, encontrando-se a aguardar resposta.

A circulação ferroviária esteve condicionada entre a estação de Vila Nova de Gaia (Devesas) e o apeadeiro de Francelos entre quinta e sexta-feira, devido a um abatimento na via que está a ser intervencionada pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020.

O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, e deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 04 de novembro.