Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Steven Tyler, dos Aerosmith, acusado de abuso sexual

Processo já está em curso. Caso remonta aos anos 70.

Steven Tyler, dos Aerosmith, acusado de abuso sexual
Steven Tyler atua no programa American Idol, 2015 Chris Pizzello/Invision/Associated Press

Segundo avança a Rolling Stone, Steve Tyler está a ser alvo de um processo judicial na Califórnia, em que é acusado de abuso sexual, pela sua antiga namorada dos anos 70, Julia Holcomb. Segundo avança a publicação norte-americana, o vocalista dos Aerosmith, enquanto réu, está numerado e não nomeado.

Julia Holcomb aproveitou o quadro legal na Califórnia do Child Victims Act, cuja vigência termina no dia 31, que permite à queixosa formalizar um processo de acusação em matéria de alegações de abusos sexuais a menores. Julia Holcomb tinha 16 anos quando começou a sua relação íntima com Steven Tyler de três anos, entre 1973 e 1976.

O que se entende como abuso sexual abrange acusações contra o cantor, como agressão sexual ou imposição intencional de sofrimento emocional, num processo que aborda o aborto em 1975 de Julia Holcomb, que defende ter sido coagida para tal por Steven Tyler. Segundo a acusação, o rocker terá insistido na interrupção da gravidez após um incêndio no seu apartamento. Esse fogo serviu de argumento para Tyler defender o aborto, por causa da inalação e de falta de oxigénio para o rebento.

Num documentário de 2021 sobre abuso sexual no mundo do rock, "Look Away", Julia Holcomb fala da sua experiência amorosa com Steven Tyler, caracterizando-se como "perdida" nesse mundo, a que pertencia o vocalista dos Aerosmith.

Com outra narrativa, a relação de Steven Tyler com Julia Holcomb é lembrada nas autobiografias dos Aerosmith - embora mencionada como Diana - e do próprio cantor - com o nome ligeiramente errado de Julia Halcomb. Tal como lembra a Rolling Stone, factos como a custódia de Tyler sobre Holcomb ou o fogo no apartamento são mencionados na autobiografia do cantor, mas não o aborto.