Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

D.A.M.A. convidam Buba Espinho para o tema 'Casa'

O single que junta o trio ao cantor de Beja já está disponível nas redes sociais.

D.A.M.A. convidam Buba Espinho para o tema 'Casa'
DR Foto Promocional

Esta sexta-feira, os D.A.M.A. partilharam 'Casa' - single que conta com a participação do cantor e compositor Buba Espinho. O tema, que chega como uma homenagem do grupo ao cante alentejano, está disponível nas plataformas digitais. O vídeo que o ilustra pode ser visto no YouTube. 

"Três anos volvidos desde a 53.ª edição do Festival RTP da Canção, onde nasceram estreitos laços entre a os D.A.M.A. e o fadista e cantor de Cante Alentejano, oriundo de Beja, surge uma colaboração inesperada de uma canção que ficou na gaveta na época e que ganhou corpo e vida ao longo deste ano", conta a nota que chegou às redações e que explica como é que aconteceu o encontro entre o trio e o cantor alentejano.  

"A banda rumou a Beja à procura da cultura, das paisagens, da gastronomia e de toda a atmosfera mágica que só o Alentejo tem. O objetivo era criar uma canção intemporal com toda a beleza, história e sentimento do Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade. Tornar algo tão especial e popular em Portugal, numa canção mais familiar ao ouvido de todos. A sinergia natural com Buba Espinho, grande talento filho de Beja e amigo da banda, resultou numa canção forte que parecia destinada a acontecer. Foi graças aos jantares em terras alentejanas, entre amigos que deram voz aos coros, passeios longos de exploração, união e convívio que nasce Casa. Posteriormente a banda regressa a Lisboa para trabalhar com afinco na produção do tema, retomando ao Alentejo já na fase de gravação do videoclipe, no qual se pode sentir grande parte de todo o processo criativo", acrescenta o comunicado.

 

O 'Casa', para mim é a forma mais pura e genuína de unir dois Mundos diferentes, que se cruzam e assentam nos pilares mais importantes da vida e da Música: Família e Amor.

Buba Espinho
 
No meio do nada e no silêncio de um estúdio no centro de Lisboa, surge a música que havia um dia de ser chamada 'Casa'. Ainda sem nome nem estrutura, mas com uma voz cheia de intenção, Luis Palha trouxe esta canção à nossa realidade. O que vem depois podemos chamar de aventura, uma viagem de reflexão e descoberta com um objetivo, dar vida. O destino levou-nos ao Alentejo à procura da essência que define o Cante. Nas vozes, no descanso e no trabalho, nas conversas, na comida, na paisagem, acontece um milagre, o tema 'Casa'. O nome desta música leva consigo esta verdade, o quanto nos sentimos em Casa, o quão bem fomos acolhidos, e como se transforma uma autêntica obra prima, quando a intenção leva amor e verdade. Nesta viagem aprendemos que o melhor do Cante Alentejano são as pessoas que o vivem e sentem. Apesar da beleza única desta obra, acreditamos que o melhor de nós e do Cante ainda está para vir.

Miguel Coimbra
  
Um hino a Portugal e ao amor, uma canção que encontra  na vulnerabilidade e entrega do homem a  raiz da sua mensagem, produzida e composta entre amigos artistas em pleno Alentejo,Casa é também o casamento musical entre o pop e o tradicional Cante Alentejano, criando assim um mundo novo que onde estes dois mundos musicais se enlaçam.
 
Kasha
 
Por mais que queiramos viajar para lá do horizonte, Casa é para onde queremos sempre regressar. É também o nome desta canção que fizemos, em família, como sempre. Algo levou-nos até Beja e surgiu-nos a ideia de criar uma canção influenciada no tradicional Cante Alentejano mas que ao mesmo tempo fosse capaz de tocar um país inteiro, tão rico numa cultura heterogénea. Juntámos-nos à nova geração de cantores de cante e assim nasceu este tema que temos a certeza que irá marcar os portugueses que sentem e amam sem limite. A música estreará dia 25 de novembro, dois dias antes do 8º aniversário de celebração do cante alentejano como património mundial.

Miguel Cristovinho