Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Irão: Um dos mais conhecidos futebolistas preso por "propaganda" contra o Estado

Voria Ghafouri foi detido após um treino da sua equipa, a Foolad, do Cuzistão.

Irão: Um dos mais conhecidos futebolistas preso por "propaganda" contra o Estado
Andy03 por Pixabay

As autoridades iranianas prenderam hoje o famoso jogador de futebol Voria Ghafouri, acusado de ter “insultado e difamado a reputação da seleção nacional (Team Melli) e de ter feito propaganda” contra o Estado, reportou a agência noticiosa Fars.

Segundo a Fars, Ghafouri foi detido após um treino da sua equipa, a Foolad (‘aço’, em persa), do Cuzistão por decisão das autoridades judiciais.

O jogador de futebol de 35 anos, natural de Sanandaj, capital da província do Curdistão iraniano, publicou uma fotografia na conta pessoal da rede social Instagram trajando roupas tradicionais curdas.

Ex-capitão do Esteghlal, o clube mais conhecido do país, foi forçado do emblema em julho devido às repetidas críticas às autoridades.

Um movimento de protesto está a abalar o Irão desde a morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos, que morreu três dias depois de ser presa pela polícia dos costumes em Teerão por ter, supostamente, quebrado o código de indumentário, ao usar incorretamente o ‘hijab’, o véu islâmico.

Desde o início dos protestos, pelo menos 426 pessoas foram mortas e mais de 17.400 foram detidas, de acordo com os Human Rights Activists in Iran (Ativistas dos Direitos Humanos no Irão), grupo que monitoriza o movimento de contestação em curso, segundo o qual pelo menos 55 membros das forças de segurança iranianas foram também mortos.