Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Portugal é campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas

Evento teve este ano a primeira edição, em Leiria.

Portugal é campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodasFederação Portuguesa de Andebol
Agência Lusa

Portugal sagrou-se este domingo campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas, em Leiria, ao vencer a seleção dos Países Baixos, por 18-10, na final da primeira edição da prova, que atribuiu o duplo título.

A seleção portuguesa, a jogar em casa, no Pavilhão dos Pousos, em Leiria, começou bem a partida e depois de ter chegado à vantagem de dois golos (2-0), com um ‘bis’ de Iderlindo Gomes, aumentou para quatro (8-4) à passagem dos 15 minutos.

Portugal, com Pedro Marques a ‘fechar’ a baliza e a lançar o ataque, travou sempre as intenções dos adversários em recuperar da diferença e atingiu o intervalo a vencer 9-7.

Portugal, liderado pelo treinador Danilo Ferreira, entrou no segundo tempo determinado em ampliar a vantagem e, com cinco minutos jogados, chegou aos seis golos à maior aos 13-7.

A coesão defensiva mereceu nota máxima nos 10 minutos iniciais da segunda parte, em que Portugal não sofreu qualquer golo, e em que aumentou a vantagem, através da ‘mão quente’ de Ricardo Queirós, considerado o MVP do jogo, para uns intransponíveis 15-7.

Com praticamente cinco minutos para jogar, Portugal seguiu firma na liderança, não deixando escapar a vitória, que ‘fechou’ aos 18-10, sagrando-se assim campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas, num evento que teve a primeira edição em Leiria.