Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Presépio gigante de Alenquer já tem data para inauguração mas com poupança de energia

'Vila Presépio' vai reforçar o investimento no programa de Natal mas promete reduzir os gastos energéticos para metade.

Presépio gigante de Alenquer já tem data para inauguração mas com poupança de energia
DR

O tradicional presépio gigante na encosta da vila de Alenquer, distrito de Lisboa, vai ser inagurado no dia 30 de novembro, acompanhado por um espetáculo de música e pirotecnia. A Câmara de Alenquer anunciou, esta terça-feira, que vai aumentar para 250 mil euros o investimento no programa de Natal, mas garante que vai reduzir o consumo energético com as iluminações.

"Vamos reduzir o número de iluminações, que serão 100% LED e terão um horário reduzido, das 18:00 às 00:00”, afirmou o vice-presidente, Rui Costa (PS), citado em nota de imprensa enviada para as redações. 

Também o presépio monumental é desligado todos os dias à 01:00.

As medidas vão permitir, segundo a autarquia, reduzir para metade os custos energéticos, ultrapassando as recomendações do Governo que apontavam para uma poupança de 30%.

Para o programa de Natal “Alenquer, Presépio de Portugal”, que começa em 30 de novembro e termina em 30 de dezembro, são esperados 75 mil visitantes, 25 mil dos quais no parque temático alusivo ao Natal, que está de volta este ano quando já não existem restrições por causa da pandemia da covid-19.

O programa arranca no dia 30 com a inauguração do presépio monumental na encosta da vila, acompanhado por um espetáculo noturno de música e fogo-de-artifício pelas 22h30.

Desde 1968 que o presépio é montado na encosta da vila, após as cheias ocorridas em 1967, que provocaram danos em Alenquer e quase 50 mortos no concelho.

A montagem do presépio na encosta levou à denominação de 'vila presépio', tendo em conta a imponência das figuras, que chegam aos seis metros de altura.

O parque temático de Natal, que, segundo a autarquia, é o maior do país em área coberta, vai estar aberto entre 01 e 30 de dezembro no Parque Urbano da Romeira, dispondo de pista de gelo natural, circo de Natal, fábrica de brinquedos do Pai Natal, oficinas do presépio, exposições e mercado do presépio, carrosséis e pista de kart, entre outras atrações.

O bilhete diário custa cinco euros, excluindo a pista de gelo e o carrossel, havendo ainda um livre-trânsito (20 euros) para todo o mês.

Pela vila, há também a decorrer um mercado de Natal, diversões, exposições no Museu do Presépio e nos Paços do Concelho e visitas guiadas ao presépio monumental.