Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Mariah Carey tem a melhor canção dos anos 90 para a Pitchfork

'Fantasy', de 1995, é o tema que encabeça a lista do site norte-americano.

Mariah Carey tem a melhor canção dos anos 90 para a Pitchfork
Associated Press - arquivo de 1991

A equipa de escribas do site de música da Pitchfork juntou-se para publicar as listas de melhores álbuns e de melhores canções da década de 90. 'Fantasy' de Maria Carey, na versão que conta com a participação do malogrado rapper Ol' Dirty Bastard, está em 1º lugar da lista, à frente de 'Hyperballad' de Björk, em 2º, e de 'Are You That Somebody?', de Aaliyah, em 3º.


Mariah Carey só tem mais uma canção no top 250 da Pitchfork, 'Always Be My Baby', em 49º.

 

A lista dos melhores 150 álbuns dos anos 90 é comandada pelo segundo álbum dos shoegazers My Bloody Valentine, "Loveless" (de 1991), considerado um marco para o rock alternativo. Na segunda posição surge o álbum de Lauryn Hill (a cantora que se destacou nos Fugees), "The Miseducation of Lauryn Hill" (de 1998), seguido, em 3º, pelo disco dos Radiohead, "OK Computer" (de 1997).

 

As listas de melhores são sempre permeáveis à contestação de outros que tenham outras opiniões. Esta lista de 150 melhores álbuns dos anos 90 pela Pitchfork tem algumas curiosidades que poderão surpreender. "Live Through This" das Hole (de Courtney Love) surge em 8º, à frente de qualquer álbum dos Nirvana (do falecido marido de Love, Kurt Cobain), incluindo "Nevermind", classificado em 10º. O álbum mais bem posicionado de Björk é o seu terceiro longo, "Homogenic", em 6º, muito à frente de outras obras suas mais veneradas como "Post" (de 1995), em 28º - e em que "Debut" nem sequer surge na lista.