Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Condição rara faz com que o cabelo fique descontrolado

Este efeito é provocado por um gene recessivo.

Condição rara faz com que o cabelo fique descontrolado

Durante muito tempo foi o trauma de muitos pais, agora os cientistas acreditam ter descoberto a causa para a existência de cabelos descontrolados e o responsável? Um gene recessivo. 

Este fenómeno é considerado um síndrome e segundo a comunidade científica, é muito mais do que ter cabelo "complicado".

Segundo o estudo "Assessment of the Genetic Spectrum of Uncombable Hair Syndrome in a Cohort of 107 Individuals", este gene começa a manifestar-se em bebés de três meses e pode ir até crianças de 12 anos. A caraterística principal é o cabelo “palha” ou frisado.  

Com certeza lembra-se de pessoas famosas com estas caraterísticas capilares... pessoas como Boris Johnson ou Albert Einstein. Mas segundo os cientistas, era muito improvável que estas pessoas tivessem este gene. Acrescentando que esta condição tende a melhorar ou até mesmo desaparecer em idade adulta.   

 Apesar da pouca divulgação sobre esta condição, a primeira publicação sobre este fenómeno data de 1970. Mas este estudo realizado na Universidade de Bonn, na Alemanha, envolveu 11 crianças e o objetivo era estudar a expressão deste gene. Os cientistas concluíram que a explicação está nas mutações que três genes sofrem durante o processo de codificação das proteínas do folículo capilar. Como houve uma grande disseminação deste estudo por parte dos media, o estudo alargou-se para mais de 100 crianças. Confirmando que em 76 casos confirmaram a mutação do gene PADI3. A codificação deste gene e mais outros dois, revelaram-se importantes na codificação da proteína responsável na criação de fibras de cabelo.  

Mutações 

Quando um gene sofre uma mutação, esta pode afetar as funções da proteína. No caso do cabelo, este vai adquirir uma aparência diferente, podendo ser castanho, loiro, encaracolado, grosso, liso, ruivo ou até careca. Porém esta mutação não está, normalmente, associada a sintoma de doença. 

Gene Recessivo  

Mas o que é o gene recessivo? Para se manifestar, esta mutação, tem de ser possuído pelos dois progenitores. Contudo não é necessário que este se manifeste pelos portadores. A criança, caso herde uma cópia do gene afetado, a mutação vai manifestar-se. Este tipo de estudos permite fornecer informação suficiente para a tomada de decisões quando existe uma predisposição para o desenvolvimento de doenças mais graves.   

Numa perspetiva científica, este estudo ajuda a comunidade de cientistas a compreenderem m pouco mais o crescimento do cabelo e o comportamento de diferentes proteínas que controlam o formato do cabelo.