Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Mais de 500 mil casas sem eletricidade no Canadá devido a tempestade Fiona

Os serviços meteorológicos canadianos têm multiplicado os seus alertas sobre esta tempestade.

Mais de 500 mil casas sem eletricidade no Canadá devido a tempestade Fiona

Mais de 500 mil lares estão hoje sem eletricidade na costa atlântica do Canadá devido à tempestade Fiona, que já provocou danos em casas e veículos e quedas de árvores, noticiam as agências internacionais.

Só na província da Nova Escócia, a empresa Nova Scotia Power tinha hoje cerca de 415 mil lares sem eletricidade – cerca de 80% da província, segundo a Associated Press (AP).

Mais de 82 mil clientes na província de Prince Edward Island estavam também sem energia, enquanto a NB Power em New Brunswick registava mais de 44 mil lares sem eletricidade.

Os serviços meteorológicos canadianos têm multiplicado os seus alertas sobre esta tempestade, considerada “histórica” e que já semeou a morte e a destruição nas Caraíbas.

Fiona, que segundo a AP perdeu força e deixou de ser furacão, passando a ser considerado uma tempestade pós-tropical, atingiu terra na Nova Escócia na madrugada de hoje, após ter passado na sexta-feira pela Bermuda, onde as autoridades não registaram danos significativos.

Segundo o Centro Canadiano de Furacões, o Fiona tem a mais baixa pressão jamais registada numa tempestade no Canadá e os meteorologistas admitem que possa tornar-se uma das mais fortes tempestades a atingir o país.

A presidente da Câmara de Cape Breton declarou o estado de emergência local devido à falta generalizada de eletricidade, encerramentos de estradas e danos em casas.

“Houve casas que foram significativamente danificadas devido à queda de árvores, grandes e velhas árvores que caíram e provocaram danos significativos. Também há casas com os telhados completamente arrancados, janelas partidas. Há muitos destroços nas estradas”, disse a autarca à AP.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, decidiu adiar a sua viagem ao Japão para o funeral do ex-primeiro-ministro assassinado, Shinzo Abe.

“Claro que esperamos que não haja muitas necessidades, mas pensamos que provavelmente haverá”, disse o governante, apelando: “Ouçam as instruções das autoridades locais e esperem as pelas próximas 24 horas”.

Segundo a agência EFE, a tempestade deverá alcançar esta tarde a província de Quebec e a costa sudeste da península de Labrador.