Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Ciberataques: Presidente da República tomou "algumas precauções"

O Ministério Público já confirmou a abertura de um inquérito ao ataque informático à TAP.

Ciberataques: Presidente da República tomou "algumas precauções"
LUSA / Miguel Pereira da Silva

O Presidente da República diz ter tomado conhecimento "da fuga de informação de dados privados" resultante de um ciberataque à TAP Air Portugal, que o levou a tomar "algumas precauções", designadamente quanto ao seu endereço digital.

Numa nota colocada no portal da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa esclarece que "tomou conhecimento da fuga de informação de dados privados, devida a intrusão ilegal de registos da TAP Air Portugal, por um cidadão que a eles tivera acesso".

"Imediatamente [o PR] tomou algumas precauções quanto ao único dado que não era generalizadamente conhecido: o endereço digital. Quanto ao resto – nome completo, data de nascimento e residência – já existia esse conhecimento", refere ainda a nota.

Os dados pessoais dos clientes da TAP divulgados pelo grupo de cibercriminosos Ragnar Locker, que atacou a companhia aérea em agostos, vão do nome, morada, ‘e-mail’, data de nascimento até data de registo e número de passageiro.

A TAP revelou os dados atacados são "nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento, morada, e-mail, contacto telefónico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente”.

A companhia aérea indicou que a informação divulgada relativamente a cada cliente pode variar, reiterando que “não há indícios de que dados de pagamento tenham sido exfiltrados dos sistemas”.

O Ministério Público já confirmou a abertura de um inquérito ao ataque informático à TAP.