Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Campanha na Índia põe homens a experimentar dores menstruais

Político quis trazer a questão da higiene menstrual e no processo bateu um recorde do Guinness.

Campanha na Índia põe homens a experimentar dores menstruaisTimes of India
Redação

Uma campanha iniciada na zona de Kerala, na Índia, trouxe simuladores de cãibras menstruais a vários centros comerciais da região. O aparelho permitiu aos homens experimentarem 10% das dores causadas pelo período. 

A ideia é de um deputado indiano. Hibi Eden quis deitar abaixo os tabus que rodeiam o ciclo menstrual das mulheres e chamar a atenção para as dificuldades que algumas mulheres sentem com a higiene menstrual, como o próprio explicou à BBC.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by BBC News (@bbcnews)

 

Os vídeos da experiência Cup of Life (Copo da Vida, em português) partilhados nas redes sociais, mostram os homens a contorcer-se e a gritar com a dor.

Como funciona?

O aparelho tem dois cabos que são ligados à região abdominal, podendo ser utilizado por duas pessoas em simultâneo. Tem ainda um comando que regula a intensidade, podendo o nível da dor ir de um a 10. A experiência tem demonstrado que a reação entre as mulheres e os homens é completamente diferente: enquanto as mulheres mal reagem à dor, os homens queixam-se.

Para além da chamada de atenção, a campanha quebrou um recorde mundial do Guinness, ao doar 100 mil produtos de higiene menstrual num período de 24 horas.