Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Portimonense bate Famalicão e cola-se ao Futebol Clube do Porto

Cabeçada de Pedrão valeu os três pontos aos algarvios.

Portimonense bate Famalicão e cola-se ao Futebol Clube do Porto
Lusa/Ricardo Nascimento

Um golo de cabeça de Pedrão, aos 64 minutos, permitiu ao Portimonense somar hoje o quarto triunfo consecutivo na I Liga de futebol, na receção ao Famalicão (1-0), mantendo-se 'colado' ao FC Porto na classificação.

O cabeceamento certeiro do defesa central brasileiro, o seu primeiro na segunda temporada ao serviço dos algarvios, decidiu o encontro da quinta ronda do campeonato, que primou pelo equilíbrio, com várias ocasiões para os dois lados.

A equipa algarvia, a uma vitória de igualar o recorde de cinco consecutivas na I Liga, datado de 1981/82 (com Artur Jorge no banco), continua a partilhar o terceiro lugar com o FC Porto, ambos com 12 pontos, enquanto o Famalicão segue no 14.º lugar, com quatro.

Se Paulo Sérgio fez quatro alterações em relação ao 'onze' do Portimonense que venceu o Marítimo (1-0) - duas delas por obrigação, face às saídas de Samuel Portugal e Willyan Rocha para FC Porto e CSKA Moscovo -, o técnico Rui Pedro Silva, a orientar a equipa da bancada devido a castigo, não mexeu depois da vitória caseira sobre o Santa Clara (1-0).

Uma das novidades nos algarvios, o guarda-redes japonês Nakamura, que recebeu uma pesada 'herança' do ex-colega transferido para os campeões nacionais, foi o primeiro a evidenciar-se, com uma boa estirada num remate de fora da área de Rúben Lima, aos oito minutos.

Pouco depois, Bryan Rochéz, também em estreia nas escolhas iniciais, cabeceou por cima (12) e o médio Colombatto respondeu com um remate às malhas laterais, na marcação de um livre direto (15).

Após esta fase mais 'mexida', o Famalicão apostava no jogo 'curto', com a saída de bola a partir do guarda-redes a 'morrer' a meio-campo, enquanto o Portimonense, com a construção de jogo entre Nakamura e os centrais ainda a precisar de treino, tentava mais lançamentos em profundidade, também sem sucesso.

A lesão do médio Pedro Sá nos algarvios, depois da meia hora, fez Paulo Sérgio colocar um extremo, Rui Gomes, e mudar o sistema para '4-4-2', o que criou algum ascendente a favor dos locais, que, porém, definiram mal várias transições antes do intervalo, enquanto nos forasteiros foi Ivo Rodrigues a criar perigo com um remate de fora da área (38).

No arranque do segundo tempo, Pedro Brazão construiu com mestria, em trabalho individual entre os defesas dos algarvios, um lance de golo flagrante que Junior Kadile desperdiçou, atirando muito por cima (47).

Aos 63, Rochéz 'apanhou' a defesa do Famalicão a 'dormir', após lançamento lateral de Moufi, e acertou no poste da baliza minhota, e, no minuto seguinte, chegou o golo do Portimonense, construído de cabeça pelos dois centrais após canto, com assistência de Relvas para Pedrão.

Na melhor fase do conjunto de Portimão na partida, Welinton Júnior teve o 2-0 no pé esquerdo, após cruzamento de Rui Gomes, num remate à meia volta que saiu ligeiramente ao lado (66).

O jogo acalmou, o Portimonense 'fechou-se' bem perante a pressão do Famalicão e até voltou a estar perto do segundo golo, novamente por Welinton Júnior, que, na marcação de um livre direto, atirou ao poste esquerdo da baliza de Luiz Júnior (87).