Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

MEO Kalorama estreia-se hoje em Lisboa com Chemical Brothers

Música, Sustentabilidade e Arte são os três eixos do festival Kalorama, que se estreia hoje, no Parque da Bela Vista em Lisboa, com um cartaz que inclui Chemical Brothers, Arctic Monkeys e Nick Cave and The Bad Seeds.

MEO Kalorama estreia-se hoje em Lisboa com Chemical Brothers
Hamish Brown/ilustração de Ruffmercy Cortesia LiveCom


Música, Sustentabilidade e Arte são os três eixos do festival Kalorama, que se estreia hoje, no Parque da Bela Vista em Lisboa, com um cartaz que inclui Chemical Brothers, Arctic Monkeys e Nick Cave and The Bad Seeds.

Ao longo de três dias, quase 40 bandas e artistas irão passar pelos três palcos daquele que se intitula "o último grande festival de verão europeu".

A 1.ª edição do MEO Kalorama inicia-se hoje com um cartaz dedicado à música eletrónica, com a atuação de, entre outros, James Blake, 2ManyDjs num B2B com Tiga, Xinobi, Bomba Estéreo, Kraftwerk e Moderat.

O recinto abre hoje, na sexta-feira e no sábado às 15:00 e encerra às 02:00 do dia seguinte.

Na sexta-feira, o destaque vai para os cabeças de cartaz, Arctic Monkeys, que irão editar um novo álbum, "The Car", a 21 de outubro. No segundo dia do festival atuam também, entre outros, Jessie Ware, Roisin Murphy, The Legendary Tigerman, Bonobo, You can’t win Charlie Brown e Bruno Pernadas.

O festival encerra no sábado com os Disclosure. Antes, Nick Cave and The Bad Seeds encerram em Lisboa a atual digressão europeia e atuam também Ornatos Violeta, Peaches, Chet Faker, Club Makumba e Moullinex, entre outros.


A organização do festival, que junta a promotora portuguesa House of Fun e a espanhola Last Tour, quer "fazer o festival em harmonia com os moradores, a comunidade local", e tem entre os parceiros a associação Chelas é o Sítio, que escolheu os artistas que abrem, às 16:00, os concertos no Palco Colina.

No 'site' e nas redes sociais do festival é possível conhecer-se o cartaz ao pormenor, mas também "compreender o que é este projeto grande" e "a missão e compromisso" da organização com a sustentabilidade, "que começa desde antes da abertura de portas, e termina depois de o festival acabar, nomeadamente no encaminhamento de resíduos, no reaproveitamento, reutilização".

No recinto, além dos palcos há vários bares, zonas de restauração, casas de banho, binárias e não binárias, uma plataforma elevada "com boa visibilidade para os palcos", para pessoas com mobilidade condicionada, e um espaço da plataforma cultural Underdogs, onde haverá uma exposição e irá decorrer um 'workshop' com a artista Madalena Paquito.


No festival, os pagamentos são feitos recorrendo apenas a cartões.

Os pagamentos em dinheiro "não vão ser aceites diretamente nos pontos de venda". Segundo a organização, "a solução alternativa é carregar dinheiro físico para um cartão pré-pago temporário a usar durante o festival", que poderá ser ativado num dos pontos identificados no recinto.

A organização apela ao público para que chegue cedo ao recinto e que utilize transportes públicos.

O Metro funciona até à 01:00, sendo a estação da Bela Vista, na linha vermelha, a que fica mais perto do recinto. A Carris irá reforçar o seu serviço, criando duas carreiras especiais, uma para o Oriente e outra para o Cais do Sodré, que irão funcionar entre as 00:30 e as 04:00 e reforçando as carreiras na Avenida Cidade de Bratislava e a 208 (Cais do Sodré – Oriente).

Durante os dias do festival estão previstos alguns condicionamentos de trânsito na zona que circunda o recinto.

Todas as informações sobre o MEO Kalorama podem ser consultadas no site oficial do festival, em https://meokalorama.pt/pt.