Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

1º MEO Kalorama começa amanhã: informações úteis

Dias 1, 2 e 3 de setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa. É a primeira edição do evento que foi projetado para "uma nova era, com uma identidade alicerçada na música, na arte e no compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável".

1º MEO Kalorama começa amanhã: informações úteis
Chemical Brothers: Hamish Brown/ ilustração de Ruffmercy Arctic Monkeys: Zack Michael Nick Cave: John Shearer/Invision/Associated Press

"Há uma nova era à espreita. Uma que sabe saborear cada momento como ele verdadeiramente é - único e irrepetível. Uma era que chega com sede de tocar, de olhar e de sentir. Nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2022 no Parque da Bela Vista, em Lisboa, vamos viajar no tempo e sentir a música com o seu real significado", é assim que o novo MEO Kalorama se apresenta - nesta que é a 1ª edição do festival que chega com um propósito inovador e sustentável. 

Deixamos-lhe aqui uma espécie de guia com todas as informações úteis sobre o evento de três dias que começa amanhã no Parque da Bela Vista. 

Cartaz e horários dos três palcos:

Dia 1 de setembro

THE CHEMICAL BROTHERS / KRAFTWERK / JAMES BLAKE / MODERAT / YEARS &YEARS / BOMBA ESTÉREO / JAKE SHEARS / MARINA SENA / RODRIGO LEÃO / 2MANYDJS + TIGA D'ALVA / FRED /XINOBI LIVE / CURADORIA CHELAS É O SÍTIO 

Dia 2 de setembro

ARCTIC MONKEYS / BONOBO / JESSIE WARE / RÓISÍN MURPHY / BLOSSOMS / BRUNO PERNADAS / THE LATHUMS / THE LEGENDARY TIGERMAN / ALICE PHOEBE LOU / CRAWLERS / GOLDEN SLUMBERS / YOU CAN'T WIN CHARLIE BROWN / CURADORIA CHELAS É O SÍTIO 

Dia 3 de setembro 

NICK CAVE AND THE BAD SEEDS / DISCLOSURE / ORNATOS VIOLETA  / CHET FAKER / MEUTE / MOULLINEX / PEACHES / TIAGO BETTENCOURT / ZAZ / CLUB MAKUMBA / GRAND PULSAR / CURADORIA CHELAS É O SÍTIO  



O MEO Kalorama - o último grande festival de verão europeu de 2022 - é o resultado da união de esforços das promotoras House of Fun e Last Tour (que organiza concertos e festivais como Bilbao BBK Live ou Cala Mijas, em Málaga). O novo festival foi projetado "para uma nova era, com uma identidade alicerçada na música, na arte e no compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas".


A ideia assenta na implementação de um modelo sustentável e inclusivo, capaz de envolver o público e os parceiros em iniciativas que visam transformar mentalidades e comportamentos, com o objetivo de reduzir ao máximo o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, gerar benefícios culturais, sociais e económicos duradouros que possam fomentar o desenvolvimento e crescimento da comunidade local", refere a nota que chegou à imprensa. 

"O festival adota práticas e medidas de inclusão social, transparência dos processos, recurso - sempre que possível - a energias menos poluentes, envolvimento da comunidade local, otimização e reutilização de recursos - tais como os dos festivais da Last Tour e de outros festivais nacionais. O MEO Kalorama aposta ainda na "formação da equipa e dos parceiros e na sensibilização dos artistas e do público para práticas de sustentabilidade, inovação e inclusão em linha com a Agenda 23 das Nações Unidas".

 

Horários de abertura e fecho de portas: 

As portas do festival MEO Kalorama abrem às 15h00 e encerram às 02h00

Preço dos bilhetes e pontos de venda:

O preço do passe de três dias é 145 euros. O preço do bilhete diário é 61 euros. A estes valores acrescem as taxas de serviço, que são aplicadas pelo ponto de venda. 

Troca de pulseiras:

As pulseiras para entrar no recinto podem ser trocadas no Welcome Center que se encontra na parte exterior do Parque da Bela Vista (perto da rotunda). O passe geral tem de ser trocado por uma pulseira pessoal e intransmissível. A troca tem de ser presencial. Não serão entregues pulseiras soltas.  

Quem tiver bilhete diário não pode sair e voltar a entrar no recinto.


Para quem leva crianças: 

Os menores com menos de 6 anos de idade não pagam. As crianças com idade superior ou igual a 6 anos devem apresentar bilhete. Os menores de 3  anos não podem entrar no recinto. 

Todos os  menores com idade igual ou superior a 3 e inferior a 15 anos de idade só poderão entrar no recinto acompanhados pelo pai, mãe ou um tutor legal. 

O recinto: 

Alimentação:  

- Há oferta de comida vegan.  
- As sobras alimentares em boas condições serão doadas no final do evento a famílias carenciadas em locais com o apoio da REFOOD.  

Mobilidade condicionada - entrada no recinto:  

- Estacionamento dedicado para mobilidade condicionada, basta apresentar o dístico e a entrada do festival, logo em frente ao estacionamento. 
- Rampa de acesso. 
- Há uma equipa de apoio da APPDI para prestar apoio, dar informações e indicar quais são os serviços da acessibilidade. 

Plataforma mobilidade condicionada: 

- Para grávidas, idosos, obesos, pessoas com mobilidade condicionada temporária ou permanente. 
- Com cadeiras para poder assistir sentado aos concertos.
- Casa de banho na plataforma. 
- Não é necessário fazer nenhum pedido prévio.  
- Equipa de apoio da Santa Casa na plataforma. 

Há um hospital no recinto caso necessite de algum apoio. 

WC:

Há WC binário e não binário nas três ilhas do recinto com cabines adaptadas à mobilidade condicionada.  


A Polícia de Segurança Pública aconselha:

-  Privilegie a utilização de transportes públicos;
- Se estacionar na via pública verifique se deixou o veículo de forma a permitir a circulação rodoviária dos restantes veículos;
- Verifique se deixou o veículo trancado e não deixe valores à vista no seu interior;
- Não ostente ou transporte objetos valiosos, bem como quantias monetárias elevadas;
- Se transportar mochilas ou malas, mantenha-as sempre fechadas e junto à parte frontal do corpo;
- Acate com total disponibilidade as ordens dos Polícias, seja um órgão facilitador da ação policial e não comprometa a sua segurança e a dos outros cidadãos;
- Consulte os termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento no site da organização https://meokalorama.pt;

Preste atenção à lista de objetos proibidos que não deverá transportar para o evento, nomeadamente:

·         Quaisquer garrafas de vidro, lata e de 1,5L;

·         Podem entrar garrafas de plástico de água ou sumo pequenas mas sem tampa;

·         Quaisquer bebidas alcoólicas;

·         Selfie Sticks;

·         Guarda-chuvas;

·         Armas brancas;

·         Armas de fogo;

·         Objetos cortantes ou perfurantes, de acordo com legislação em vigor;

·         Substâncias tóxicas (drogas), de acordo com legislação em vigor;

·         Equipamento áudio, vídeo e imagem profissional;

·         Animais (exceto de assistência);

·         Latas (bebida e spray);

·         Capacetes;

·         Fogo-de-artifício ou material pirotécnico e explosivos;

·         Equipamento fotográfico, som e imagem de grandes dimensões e tripés;

·         Malas e mochilas (de viagem e de grandes dimensões);

·         Power banks (maiores que um telemóvel);

·         Computadores e laptops;

·         Lasers e lanternas;

·         Cordas;

·         Cadeiras;

·         Embalagens de líquidos superiores a 100ml (exemplo: protetor solar);

·         Outros objetos que possam colocar em risco a segurança dos próprios e de terceiros.


Transportes:

Ligações a partir e até à Estação de Lisboa-Oriente, asseguradas pela Carris e Metropolitano de Lisboa. 

Se parte da Linha de Sintra/Azambuja, na estação de Lisboa-Oriente, pode optar pela ligação com Metro - Linha Vermelha para chegar ao MEO Kalorama. A estação Roma-Areeiro fica a 20 minutos a pé do Parque da Bela Vista. 

As carreiras de serviço regular que passam pelo Parque da Bela Vista são: 727,  755 e 794. 

Shuttles da Carris

A Carris irá ter 2 shuttles dedicados extra regulares para serviço de apoio à saída do festival:

Shuttle Cais do Sodré:
· Percurso: Av. Francisco Salgado Zenha, Av. Cidade da Bulgária, Rua Conselheiro Emídio Navarro, Av. Santo Condestável, Av. Marechal Gomes da Costa, Rotunda do Relógio, Av. de Brasil, Campo Grande, Entrecampos, Av. da República, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Restauradores, Rua do Ouro, Rua do Arsenal, Corpo Santo, Cais do Sodré.

· Horário: 00h00 - 03h00

· Tarifário: todos os títulos de transporte válidos na rede Carris.

Shuttle Estação Oriente
· Percurso: Av. Francisco Salgado Zenha (na paragem da 759 junto ao edifício do Pingo Doce), Av. Cid. Bratislava, Av. República da Bulgária, Av. Eng. Ferreira Dias, Av. Santo Condestável, Av. Marechal Gomes da Costa, Av. Infante D. Henrique, Av. Aquilino Ribeiro Machado e Estação Oriente.

· Horário: 00h00 - 03h00

· Tarifário: todos os títulos de transporte válidos na rede Carris.

Na saída do evento, irá estar sinalizado o trajeto até às paragens destes shuttles (Avenida Francisco Salgado Zenha, junto ao Pingo Doce) desde o pórtico do evento. O horário de funcionamento será: 24h00 às 3h00.

Informação extra

· https://www.carris.pt/compre/viagens-frequentes/

· https://www.carris.pt/compre/viagens-ocasionais/

As carreiras de serviço regular que passam perto e/ou pelo Parque da Bela Vista são o número 727, 755 e 794.

A carreira 750 faz o percurso Lisboa Camping à Estação do Oriente e funciona até à 1h da manhã.

Metro

Serviço Normal (fecha à 1h00).
Estação Bela Vista - Linha Vermelha.

Horário do Comboio Especial 

Madrugada de 2,3 e 4 de setembro 

Lisboa/Oriente 02h30  
Santarém 03h03 
Entroncamento 03h22 
Pombal 03h56 
Coimbra B 04h22 
Aveiro 04h53 
Espinho 05h24 
Gaia 05h43 

Bilhete especial de 2 euros, ida e volta por pessoa, na Linha de Sintra/Azambuja e Cascais, mediante apresentação do bilhete para o evento numa bilheteira. 

Basta ter um cartão Navegante (ex-Viva Viagem) (disponível a  utilizar) ou comprar um por 0,50 euros. Cartão de utilização individual - 1 cartão por pessoa. Antes do acesso aos comboios, deverá  sempre validar o título adquirido, nos  equipamentos próprios das estações (validadores ou portas de controlo de acesso). 


Fertagus 

Os portadores de ingresso no Festival MEO Kalorama poderão adquirir a viagem na Fertagus (ida e volta) pelo valor promocional de 2 euros, válido para qualquer origem Fertagus e com destino a Lisboa. Neste preço promocional da viagem não está incluído o valor do suporte de carregamento Viva Viagem, pelo que, caso não seja possuidor de um cartão Viva Viagem válido, deverá adquirir um pelo valor de 0,50 euros.  

Os bilhetes adquiridos no âmbito desta campanha só podem ser utilizados nos dias em que decorre o evento. A viagem (ida e volta) só é válida para os dias do evento. Este título de transporte poderá ser adquirido em qualquer bilheteira Fertagus e nas máquinas automáticas das estações nos dias em que decorre o festival MEO Kalorama. Nas máquinas automáticas deverá selecionar as seguintes opções pela ordem descrita:

• Comprar Bilhete 
• Outros 
• Bilhete Eventual Fertagus 
• Campanha MEO Kalorama
• Escolher o destino e efetuar o pagamento

Em caso de fiscalização, além do título de transporte, deverá ser exibido o respetivo ingresso no festival. Nesta campanha não está incluído o bilhete de grupo serviço regular nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal (Ligação Carris ao  Cais do Sodré). 

Intercidades, Regionais  e InterRegionais 

30% de desconto, válido para viagens de ida e volta com destino a uma das estações de Lisboa, mediante apresentação do comprovativo de ingresso no evento no ato da compra e em trânsito. O desconto é válido de 31 de agosto a 4 de setembro e regresso no comboio especial da madrugada após o concerto ou em qualquer Intercidades a 4 de setembro. Não acumulável com outros descontos ou promoções em vigor. Revalidável para o período em que o desconto é válido e reembolsável de acordo com as condições em vigor. 

Comboios Urbanos do Porto 

Bilhete especial de 2 euros, ida e volta por pessoa, nos Comboios Urbanos do Porto, em complemento a uma viagem de longo curso, mediante a apresentação do bilhete para o evento. Desconto válido de 31 de agosto a 4 de setembro, em conformidade com a data da viagem no bilhete de longo curso. 

Comboios Urbanos de Coimbra 

Bilhete especial de 4 euros, ida e volta por pessoa, nos Comboios Urbanos do Coimbra, em complemento a uma viagem de longo curso, mediante apresentação do bilhete para o evento. Desconto válido de 31 de agosto a 4 de setembro, em conformidade com a data da  viagem no bilhete de Longo Curso. Mais informação: Festival Kalorama | CP - Comboios de Portugal.

 

Campismo 

O festival MEO Kalorama tem uma parceria com o Lisboa Camping & Bungalows. Existem vários packs de estadia em campismo ou bungalows que estão preparados para receber quem queira optar pelo campismo. Os passes não incluem acesso ao campismo.   

Localização do parque: Estrada da Circunvalação, Lisboa. Check-in a partir das 8h00 e check-out até às 12h00. 

Quem optar pelo campismo terá de apresentar o bilhete de campismo e levar a própria tenda. Caso pretenda entrar com automóvel terá de pagar o valor/noite correspondente à entrada. Não é permitido fazer churrascos/grelhados. 

Cada bungalow tem direito a um automóvel, pelo menos.