Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Summer CEmp: Andam todos à pesca (com vídeo)

O segundo dia da escola de verão da Comissão Europeia, a decorrer nos Açores, teve a conversa com Durão Barroso como um dos pontos altos.

O segundo dia do Summer CEmp 2022, a escola de verão da representação da Comissão Europeia em Portugal, que este ano está a decorrer na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores, começou ainda de madrugada, no mar, o principal sustento de Rabo de Peixe, a maior freguesia da região, que tem o maior porto de pesca e a maior comunidade de pescadores. 

"O mar com forte ondulação leva a que, em muitos sítios, não se saia para o mar. Aqui não há essa opção, os pescadores têm que sair para a pesca para arranjarem sustento para as famílias", desabafou um morador da vila piscatória. 

Os 40 jovens participantes experienciaram a arte da pesca junto de armadores locais, perceberam a dureza da profissão numa região ultraperiférica e aqueceram as perguntas para um dia dedicado às oportunidades, integração e globalização.

Perante o cenário mundial de incerteza, a discussão sobre as políticas comerciais, o papel da União Europeia e os "perigos ou vantagens” da China estar integrada na Organização Mundial do Comércio (OMC) marcou a conversa com João Aguiar Machado, embaixador da União Europeia junto da organização, para quem “a globalização não parou, nem vai parar. Apenas mudou os termos que temos visto até agora".

O experiente negociador da OMC sublinhou a necessidade de se voltar a alterar as cadeias de produção e distribuição, para evitar a dependência de determinados países, uma questão que se tornou muito visível nos últimos tempos, quer com a pandemia quer com a situação de conflito que se vive na Ucrânia e em Taiwan. 

Da globalização para uma Europa para todos, foi um saltinho, com a economista Susana Peralta a concluir que ainda vivemos numa União Europeia que ainda não chega a todos mas que proporciona cada vez mais soluções para todos.

Depois de um almoço “pescado” de carapauzinhos fritos na Casa do Divino Espírito Santo da Beneficiência, em Rabo de Peixe, e já com o dia longo, as conversas seguiram, já no quartel general Summer CEmp, no Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande com uma tarde dividida entre a governança europeia, com passagem por conversas com eurodeputadas e uma “surpreendente” apresentação do poder do audiovisual por parte do realizador português Tiago Mesquita foram.

Para o final do dia estava reservado um dos pontos altos deste Summer CEmp 2022: uma conversa com José Manuel Durão Barroso, atual presidente da Aliança Global das Vacinas e antigo presidente da Comissão Europeia. 

Durão Barroso falou sobre a resposta dada à pandemia, a reação política vs a reação da ciência e foi questionado sobre a atualidade política internacional e situação geopolitica, com destaque para a guerra na Ucrânia. O antigo presidente da Comissão Europeia considera que a Ucrânia ainda não está preparada para uma adesão à União Europeia mas, por outro lado, a situação de conflito fez com que a UE crescesse e se tornasse mais unida e forte.

Pode ver o resumo do dia no vídeo.

Reportagem de Nuno Castilho de Matos, Paulo Alexandre Santos e Jorge Jerónimo na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores.