Ouça a Rádio Comercial, faça o download da App.

Sindicato da Aviação Civil negoceia hoje serviços mínimos para a greve

Paralisação está marcada os dias 19 a 21 deste mês.

Sindicato da Aviação Civil negoceia hoje serviços mínimos para a greveAssociated Press
Agência Lusa

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) vai reunir-se hoje, na DGERT, com a ANA, gestora dos aeroportos, para negociar serviços mínimos para a greve marcada entre 19 e 21 deste mês.

Segundo o sindicato, a reunião entre a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o Sintac e a ANA/VINCI realiza-se, pelas 10h30.

"A convocatória da DGERT tem em vista a negociação de acordo dos serviços mínimos a assegurar durante 19 e 21 de agosto", indicou o sindicato, "tendo em vista a negociação de acordo quanto aos serviços mínimos e quanto aos meios necessários para os assegurar durante as 00:00 do dia 19 de agosto e as 24:00 do dia 21 de agosto".

O Sintac apelou à "reposição de todas as contribuições -- até então suspensas -- para o Fundo de Pensões dos seus trabalhadores", e exigiu que a gestora aeroportuária deixe de "tentar destruir os direitos obtidos ao longo de décadas pelos trabalhadores da ANA, através das suas propostas de novo AE [acordo de empresa] ou, em última análise, mantenha o AE de 2015".

O sindicato quer ainda um "aumento digno do salário dos seus trabalhadores, tendo em conta os seus resultados e a inflação" e "medidas urgentes no sentido de contratar os recursos humanos em falta e repor os mínimos necessários à salvaguarda da segurança aeroportuária e à segurança no trabalho", garantindo que na ANA assiste-se "a uma sobrecarga desumana nos recursos humanos existentes".