Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Taiwan inicia exercícios com uso de fogo real a simular ataque da China

Manobras começam um dia depois de Pequim ter anunciado que irá prolongar exercícios militares junto à ilha.

Taiwan inicia exercícios com uso de fogo real a simular ataque da China
Associated Press

Taiwan inicia hoje exercícios militares com fogo real que vão simular a defesa da ilha contra uma potencial invasão chinesa, um dia depois de a China ter prolongado as suas manobras militares junto daquele território.

"Vamos praticar contra-ataques contra ataques inimigos simulados em Taiwan", disse, na segunda-feira, Lou Woei-jye, porta-voz do Oitavo Corpo do Exército, no mesmo dia em que Pequim voltou a realizar novos exercícios militares perto da ilha, ignorando os apelos internacionais para o fim das manobras, que deviam ter terminado no domingo.

As forças da ilha de Taiwan vão treinar manobras de reação a eventuais desembarques na região de Pingtung, no extremo sul do território, segundo informações do exército taiwanês, que acrescentou que várias centenas de soldados e cerca de 40 de obuses estão destacados para os exercícios.

Lou Woei-jye afirmou que estes exercícios das forças taiwanesas, que também irão decorrer na quinta-feira, estavam já programados e não constituem uma resposta aos exercícios das forças chinesas em curso.

Após a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan no passado dia 02 de agosto -- encarada pelas autoridades chinesas como uma provocação - a China iniciou manobras com munição real em seis grandes áreas ao redor da ilha, território que Pequim reivindica como uma província separatista a ser reunificada pela força caso necessário.